Fechar menu lateral

→ Game Jams: Sua Importância Para O Mercado De Jogos e Desenvolvimento Pessoal

Autora: Bianca Teles Sant’ Anna (biancasantana2708@gmail.com)
Revisores: Victor Oliveira Costa, João Lucas Silva Machado, Emerson Berg Jorge Pereira

→ Introdução: O que é uma Game Jam?

Desenvolver jogos não é algo fácil, sendo uma tarefa que requer habilidades em várias áreas, como programação, arte, efeitos sonoros, escrita, música e design.

Se você tem interesse na área de games, então provavelmente já deve ter ouvido falar sobre as tais ‘Game Jams’. Em suma, as Game Jams são eventos rápidos, onde pessoas de várias áreas, com interesse em game design, desenvolvem um jogo durante um curto período.

→ Indie Game Jam e outras Jams

A primeira Game Jam da qual se tem conhecimento foi a Indie Game Jam (IGJ), com sua primeira edição em 2002. Esse evento serviu como inspiração para criação de outras Game Jams que surgiram em seguida, como a Nordic Game Jam (NGJ), Ludum Dare (LD) e a Global Game Jam (GGJ), que hoje são as Game Jams  mundialmente mais conhecidas.

→ Como funciona: Objetivos e regras.

Apesar das regras variarem de jam para jam, existem alguns pontos comuns que todas as Jams compartilham, sendo eles:

Estar dentro do tema proposto pela Jam, podendo esse tema ser interpretado, às vezes, de formas diferentes pelos participantes.
Entrega do jogo feita dentro do prazo.
Respeitar os colaboradores, os jammers e toda a equipe.

Dependendo da Jam, os colaboradores também podem pedir para que os participantes utilizem de um programa específico, como Godot, Unity, Game Maker, entre outros.

O tempo em si varia de jam para jam. Algumas possuem duração de 36 horas (ou menos), outras de 10 dias ou mais.

No fim, o maior objetivo é que todos tenham conseguido finalizar seus jogos, tenham se divertido ao fazê-los e tenham aprendido com a experiência.

→ Tentativas e Erros: O uso das Game Jams como campo de aprendizado

Como sabemos, criar um jogo de alta qualidade para a indústria é uma tarefa trabalhosa que leva tempo e habilidade. Nesse sentido, as Game Jams surgem não só como um evento divertido entre colaboradores, desenvolvedores e estudantes, mas um lugar de aprendizado.

O espaço de acolhimento criado pela Game Jam é um fator importante. Através dele, é possível que pessoas com a mesma paixão e interesse por jogos criem e interajam sem medo, com a experiência podendo ser usada como uma forma de crescimento, tanto pessoal como profissional.

Ao falarmos sobre habilidades para se criar um jogo em grupo, podemos dividir a seção em duas: as habilidades técnicas (da área de atuação, contendo todo o repertório prático e teórico) e as habilidades sociais.

Desenvolver um jogo de forma conjunta em um período muito curto de tempo requer um pensamento rápido e um bom nível de comunicação. Assim, todas as ideias podem ser apresentadas ao grupo, e o jogo começa a surgir. As Game Jams (principalmente participadas em grupo) dão a chance de melhorar as habilidades sociais, especialmente para pessoas com dificuldade de se comunicar, ou para aqueles que não sabem como o escopo de um jogo funciona. Lembre-se que todos começamos em algum lugar, e não há forma melhor de aprender algo do que fazer.

Quer você tenha entrado em sua primeira Game Jam para testar suas habilidades, ou como um desenvolvedor mais experiente, a possibilidade de interação e crescimento permite com que você expanda ainda mais os seus conhecimentos, conecte com pessoas com interesses comuns e aprenda cada vez mais.

Em uma pesquisa feita esse ano (2025) no site da Global Game Jam (GGJ), foi feito um questionário aos participantes da GGJ 2025, sobre ‘como a Global Game Jam 2025 impactou sua carreira, comunidade ou vida?’(2). Muitos dos participantes dizem que ganharam confiança ao participar da Jam, outros que é uma forma de se entrar na comunidade de jogos, ou como um momento de ‘respirar’ de todos os acontecimentos da vida. Alguns até mesmo conseguiram criar seu próprio estúdio indie de desenvolvimento de jogos, abrindo portas para o mercado de trabalho.

→ Sua Importância Para o Mercado de Jogos

As ideias compartilhadas e jogos criados durante as Jams podem ser desenvolvidos mais a frente, como é o caso de muitos games criados após seus protótipos serem feitos nas Game Jams:

Inscryption

Captura de tela do jogo 'Inscryption'

Captura de tela do jogo ‘Inscryption’

Foi criado durante a Game Jam de 48 horas do Ludum Dare 43, com o tema ‘Sacrifícios devem ser feitos’. Coincidentemente, o nome do jogo teve o mesmo do tema. 

Mullins criou um jogo que tinha como mecânica o sacrifício de cartas e partes do corpo humano para vencer. O game recebeu uma avaliação positiva dos colaboradores, o que o levou a trabalhar mais no desenvolvimento dele, surgindo, assim, Inscryption, um jogo de mistério de cartas misturado com ARG. 

Hollow Knight

Arte do jogo Hollow Knight

Arte do jogo Hollow Knight

Originalmente, ‘Hollow Knight’ foi produzido durante a Game Jam da Ludum Dare em 2013. Chamado ‘Hungry Knight’, o jogador controlava um inseto – que viria a ser o tão conhecido protagonista do título original – com o objetivo de matar outros insetos para saciar sua fome. O jogo em si, produzido na Game Jam, não foi bem recebido, recebendo nota 1 em sua avaliação.

Felizmente, ‘Hungry Knight’ deu aos desenvolvedores a motivação inicial para criar um jogo completo, surgindo o tão amado jogo de hoje. Um game com um universo vasto e cheio de segredos. Hoje em dia, Hollow Knight já possui mais de 500 mil cópias vendidas mundialmente.

Jam Time: Conclusão

Agora que você já sabe um pouco sobre as Game Jams, você talvez pense em participar de alguma, então onde achá-las?

Aqui mesmo no INOVA você pode participar de sua primeira Game Jam. As inscrições para a Global Game Jam acontecem todo início do ano em janeiro. Essa Jam é feita tanto no formato presencial – no campus da UFJF – quanto online. O INOVA divulga no Instagram (@inovagames.ufjf) antes do período de inscrição da Jam, assim você não perde nada sobre!

—————————————————————

Referências

  1. Can We Get an Assist? | Global Game Jam
  2. Stories Of Impact: Jammers Share The Difference GGJ Makes | Global Game Jam
  3. Inscryption: Sacrifices Must Be Made by Daniel Mullins
  4. How a game jam on “sacrifices” became Inscryption
  5. Hollow Knight: Hollow Knight – Wikiwand
  6. Game Jams: O que são, sua Importância e Como Participar
  7. (PDF) The Motivational Power of Game Communities – Engaged through Game Jamming
  8. (PDF) Design Values of Game Jam Organizers Case: Global Game Jam 2018 in Finland
  9. Next up for the creator of TowerFall, a game about climbing a mountain – Kill Screen – Previously