Autor:
– Emerson Caneschi Coelho de Souza (emerson.caneschi@gmail.com)
A história apresenta Hans Sauermilch, um comediante alemão que, prestes a abandonar sua carreira, lança seu último show para um público não acostumado com suas piadas (Figura 1). Com os três desenvolvedores: GBaraky, JpBaraky, mayracaetano e feito na Unity3d, o jogo tem comandos simples, efeitos sonoros que dão uma boa sonoplastia do ambiente e o que acontece na tela e um visual que encaixa na temática. Este está inteiramente em inglês.
Todos deveriam dar uma chance a este projeto muito bem realizado pelos desenvolvedores que se comprometeram a polir e terminar de forma satisfatória todas as ideias. O jogador na pele do comediante deve contar trocadilhos e aumentar o medidor de risadas, que vai diminuindo com o tempo com o tédio dos telespectadores.
A plateia vai jogar tomates que fazem a barra de divertimento reduzir ainda mais rápido e o jogador tem que manejar a situação, contando piadas e se livrando dos frutos, atirando-os de volta no público e causando mais gargalhadas. O comediante tem mais dificuldade de preencher o medidor quando os tomates se acumulam e o jogo termina ao preencher a barra e satisfazer o público (Figura 2).
Schadenfreude se destaca pelos gráficos em 3D, diversão e bom acabamento. A mecânica diferenciada acrescenta um charme ao jogo ao ter que lidar com os tomates e plateia que diminui constantemente a barra e gerenciar com as piadas que o jogador deve contar para ganhar o jogo.
Página do jogo no site da Global Game Jam: Schadenfreude – The misfortune of Hans Sauermilch
Entrevista
Entramos em contato com Gabriel Baraky, um dos integrantes do INOVAGames, que entrevistou seu irmão para algumas perguntas, já que ambos participaram no desenvolvimento do jogo:
Gabriel Baraky: – Qual a ideia de usar a expressão em alemão no título? O conceito do comediante e temática surgiu com essa expressão ou ela veio depois?
João Pedro Baraky: – A expressão em Alemão Schadenfreude significa você sentir graça da desgraça dos outros. Foi na tentativa de ir pelo outro lado do humor, em que um comediante com suas piadas ruins só consegue as risadas depois de jogar de volta os tomates que foram jogados no palco. A ideia de nome original era The PunchLine e com mais elementos de “violência” como ter que tirar pessoas do palco e esse tipo de coisa, mas com o tempo curto de Game Jam acabou mudando o conceito e veio a ideia dessa expressão depois.
GB: – Ao abrir o jogo aparece a logo ‘Cat in the box Games’, é uma iniciativa das pessoas que produziram o jogo? Há outros projetos para o público?
JPB: – Cat in the Box Games é um estúdio indie solo que ainda está no começo, mas tenho um jogo em produção com uma Demo que deve sair na metade do ano agora. Mais informações e outros jogos só ficar de olho na minha página da Itch.io.
Agradecemos muito o apoio durante a Jam, a responsividade e convidamos a todos a acessarem e conhecerem mais do estúdio, se em poucos dias já entregou um resultado tão bom, aguardamos ansiosos os futuros jogos.