Fechar menu lateral

Resenha de jogos: Pena de Morte – The Last Laugh

Autor:
– Emerson Caneschi Coelho de Souza (emerson.caneschi@gmail.com)

Figura 1: Imagem do jogo representando o duelo. – Fonte: Página do jogo no site da Global Game Jam.

O jogo Pena de Morte – The Last Laugh (Figura 1), produzido usando a engine Unity, começa apresentando a história e a premissa para os jogadores, demonstrando um zelo com a arte, através do estilo de pergaminho e da fonte usada nos textos (Figura 2). Neste mundo, a risada foi banida e participantes lutarão em duelos usando penas. Para que o outro não consiga se segurar e perder, deve-se movimentar adequadamente no combate e, utilizando uma pena como espada, para que o oponente ria primeiro e seja executado pelo crime. Os criadores são: Arthur Souza, Eybraian Bonifácio, GuilhermeP., Mel Lomar, NeroNekoX3 e RussoDaFederal.

Figura 2: Introdução do jogo com informações da história. – Fonte: Reprodução.

A gameplay é semelhante ao jogo “pedra, papel e tesoura”, em que o jogador deve utilizar a melhor estratégia. A arte salta aos olhos, sendo possível ver os telespectadores do  combate e os duelistas à frente. Os comandos ainda não utilizados ficam em tom mais claro e aqueles que foram utilizados se apagam. Ao usar os 3, todos voltam à coloração original. 

Figura 3: Foto tirada da gameplay do jogo – Fonte: Reprodução.

Os sons e músicas estão presentes desde a inicialização do jogo até na ação de acertar o inimigo com a pena, com efeito sonoro que atinge um tom cômico ao acertar. A barra de riso se altera à medida que se leva golpes, o jogo apresenta cuidado ao apresentar as imagens dos personagens já que os detalhes da imagem mudam ao receber os golpes. Ao perder as 5 barras menores de vida, o combate é perdido, já que o personagem ri, e como  explicado na premissa do jogo, rir é proibido, assim, retornando ao menu principal. Há também a possibilidade de jogar com outra pessoa de forma local. 

Figura 4: A alteração da barra de riso e da imagem do jogador ao perder o duelo e não conseguir conter a risada. – Fonte: Reprodução.

Todo o jogo é muito bonito, trazendo a gameplay completa de jogador único e tem o diferencial do gameplay local com outro jogador, as artes bonita. A temática e história são boas e inovadoras, ainda sim integradas no tema da Jam.

Página do jogo no site da Global Game Jam: Pena de Morte – The Last Laugh