Fechar menu lateral

Histórico da Global Game Jam: conheça as raízes da maior game jam internacional

A Global Game Jam (GGJ) é o maior evento internacional de desenvolvimento de jogos realizado inteiramente de forma online e gratuita. Com o objetivo de incentivar a aprendizagem, experimentação e a criação compartilhada de jogos em um ambiente seguro e amigável, a GGJ reúne milhares de participantes em diversos locais, virtuais e presenciais, em todo o mundo. 

 

Semelhante a um Hackathon, uma game jam acontece  em um curto período de tempo no qual pessoas se juntam para desenvolver jogos em torno de um tema central revelado no início do evento. A estrutura da GGJ é usualmente iniciada ao final da tarde de uma sexta-feira pelos participantes, os quais assistem a um pequeno vídeo pelos principais desenvolvedores do mercado, e, logo depois, um tema secreto é anunciado. Então, os jammers, como são chamados os participantes, são desafiados a criar jogos baseados nesse tema, e finalizá-los até domingo à tarde. 

 

A primeira Global Game Jam foi realizada em janeiro de 2009, fruto da colaboração entre Susan Gold, Gorm Lai, Ian Schreiber e Foaad Khosmood. O evento foi inspirado em outras game jams marcantes, como a Indie Game Jam, a Ludum Dare e a Nordic Game Jam, eventos grandiosos que permanecem ativos no cenário gamer. Inicialmente, a GGJ era um projeto da International Game Developer’s Association (IGDA), porém, a partir de 2013, o evento é administrado pela Global Game Jam, Inc., uma organização sem fins lucrativos situada em San Luis Obispo, California. A GGJ Inc. possui poucos funcionários, mas o evento em si é dirigido voluntariamente, executado com base no trabalho árduo de sua liderança, dos organizadores locais e, obviamente, dos participantes. 

 

A primeira edição teve como temática central “Enquanto tivermos um ao outro, nunca deixaremos de ter problemas”, e contou com 1.600 participantes de 23 países. No total, foram produzidos 307 jogos nessa edição. A GGJ continuou a crescer anualmente. Na última edição, em 2023, registraram-se 40.000 participantes, de 800 locais, 108 países, e 7.637 jogos produzidos. Neste ano, a Global Game Jam acontecerá dos dias 22 a 28 de janeiro, e a inscrição pode ser feita pelo site oficial do evento. A UFJF participará pela sétima vez como uma das sedes e escolheu o final de semana do dia 26 a 28 de janeiro para realizar as atividades presenciais no Instituto de Ciências Exatas (ICE). Se você já criou jogos ou quer começar a criar, esta é a sua chance de conhecer outras pessoas apaixonadas por esta atividade na sua região. Se inscreva na #ggjUfjf2024 com o tutorial que montamos especialmente para o novo site do evento. Que os jogos comecem!

 

Referências