PEDJGD na Semana da Computação

Durante a Semana da Computação, o PEDJGD participou das atividades com a apresentação do jogo Turing Tumble para os alunos do ensino fundamental e médio que visitavam o evento.

As atividades foram realizadas com os alunos na salas do Instituto de Ciências Exatas, no dia 17 de outubro. A intenção do projeto era despertar nas crianças a curiosidade por fazer ciência e entender como a mecânica por trás de aparelhos eletrônicos funciona.

No Turing Tumble, foi mostrado o funcionamento do código binário, e as crianças foram incentivadas a resolver questões de soma utilizando o código e o jogo.

Desenvolvido para ensinar como um computador funciona, no Turing Tumble os jogadores montam um computador mecânico e solucionam quebra-cabeças propostos pelo próprio jogo. Dessa forma, as crianças desenvolvem o raciocínio e descobrem a utilização de códigos e o conceito por trás dos aparelhos que utilizam todos os dias. É um jogo que te envolve por horas e desafia não só crianças, mas também adultos.

Além disso, o integrante Leandro apresentou um jogo interativo para mostrar como um jogo é “por dentro”. Qualquer visitante podia alterar as mecânicas do jogo através de parâmetros como a gravidade, velocidade do jogador e quantidade de inimigos e ver os resultados instantaneamente.