2º Simpósio de Inovação reúne pesquisadores em busca de ideias e projetos inovadores

A tarde desta segunda-feira, 7, foi de troca de experiências e formação de conexões para cerca de 40 pesquisadores de

O estudante de Farmácia, Ernane Medeiros Couto apresentou a ideia de um leite fermentado com uma microalga. (Foto: Sebastião Jr)

diversas áreas que participaram do 2º Simpósio de Inovação, Divulgação e Empreendedorismo Acadêmico (Idea) do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

O evento integra o calendário de comemoração dos 10 anos do campus.

Além de conhecerem melhor o setor de Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia do campus – idealizador e organizador do evento – e as políticas voltadas para a área na cidade, parte desses participantes ainda aproveitaram para apresentar suas ideias e projetos. E não poderia haver espaço mais adequado para o simpósio que o Galpão 205, um hub de inovação valadarense dedicado especialmente a oferecer oportunidades para pesquisadores e empreendedores.

Estudante de Farmácia da UFJF-GV, Ernane Medeiros Couto apresentou a ideia inovadora de um leite fermentado com uma microalga, a spirulina, que tem o potencial de reduzir açúcar e lipídios no sangue. O discente conta como o simpósio contribui para a sua formação acadêmica: “Traz uma nova perspectiva para que a gente não saia da universidade apenas com conceitos muito teóricos e leve um conhecimento extramuro, uma percepção diferente de mercado.

São oportunidades que o estudante tem e que é preciso abraçar para que outros estudantes percebam que a academia não funciona apenas entre quatro paredes, é preciso chegar de uma forma diferenciada no mercado”, destaca.

O representante do setor de Inovação destaca a conexão entre pesquisadores como o principal aspecto do evento. (Foto: Sebastião Jr)

Para o representante do setor de Inovação da UFJF-GV, reunir pesquisadores de diversas áreas em um mesmo ambiente para trocar saberes e pensar em soluções inovadoras está entre os principais méritos do simpósio.

“Esse evento é justamente para pensamos em conexões e falarmos dos projetos de pesquisa e extensão; como eles podem interagir e ser aplicados na sociedade; pensar em parcerias e nos processos de transferência de tecnologia da universidade, mas especialmente no processo de divulgação científica”, frisa Hilton Manoel.

Além da comunidade acadêmica da UFJF-GV, também participaram das atividades estudantes e professores do campus Governador Valadares do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG-GV) e demais pesquisadores interessados na temática.

Fonte: https://www2.ufjf.br/noticias/2022/11/07/2o-simposio-de-inovacao-da-ufjf-gv-reune-pesquisadores-em-busca-de-ideias-e-projetos-inovadores/

Clique para mais informações sobre o Evento >>