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Pesquisa

COMUS – Grupo de pesquisa em composição musical da UFJF

Líder(es) do grupo: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva
Artigos/capítulos publicados no México, Argentina, França, Croácia e Brasil, desde 2009. Produção artística (composições autorais) estreada(s) por grupos de câmara do Brasil, Argentina, Chile, México, EUA, Espanha, França, Itália, Holanda, Coréia do Sul e Austrália. Prêmios (recentes) do Ibermúsicas e Escola de Música da UFRJ. 10 edições do FoCo – Fórum de compositoraes da UFJF realizadas desde 2017, com convidados como Ian Guest, Amanda Chang e Paulo Motta.

 

CPCINE: história, estética e narrativas em cinema e audiovisual

Líder(es) do grupo: Alessandra Souza Melett Brum, Sérgio José Puccini Soares
O CPCine: História, estética e narrativas em cinema e audiovisual é um grupo de pesquisa que concentra suas atividades em torno de reflexões teóricas e práticas sobre a história do cinema e da produção audiovisual. O Grupo de pesquisa conta com um site para divulgação de suas atividades, www.ufjf.br/cpcine. Desenvolve o projeto Minas é cinema. Laboratório de pesquisas e banco de dados sobre as atividades cinematográficas e audiovisuais em Minas Gerais (www.ufjf.br/minasecinema)- já em sua segunda etapa. O projeto conta com financiamento da FAPEMIG e CNPq. O CPCine conta com o laboratório de narrativas audiovisuais (Lanav), que tem como objetivo o registro audiovisual de personalidades relacionadas ao cinema, a partir de um entrevista realizada pelos pesquisadores do Grupo.

 

Design, Técnica e Mercado

Líder(es) do grupo: Róber Dias Botelho
O Grupo de Pesquisa “Design, Técnica e Mercado” envolve pesquisadores, docentes e alunos na realização de pesquisas a partir das possibilidades de inserção do design, através de sua teoria, da linguagem, dos processos e das metodologias no desenvolvimento estratégico de mercados. Como objetivo, procura-se realizar pesquisas voltadas à aplicação real e à expansão do conhecimento científico. Como objeto de estudo, pretende-se investigar, também, o papel articulador do design na Economia Criativa para ampliar o conhecimento em relação aos desafios da inserção profissional em um mundo globalizado, integrando novas práticas aos parâmetros legislativos, éticos, ambientais e econômicos, como fator de inovação para o mercado. O grupo de pesquisa apresenta como linhas de pesquisa: 1. Produção industrial e gráfica; 2. Mercado e relações comerciais; 3. Virtualidades; 4. Branding; 5. Ergonomia e 6. Mobilidade.

 

ENTELAS: grupo de pesquisa em conteúdos transmídia, convergência de culturas e telas

Líder(es) do grupo: Felipe de Castro Muanis, Christian Hugo Pelegrini
A pesquisa desenvolvida pelo ENTELAS: grupo de pesquisa em conteúdos transmídia, convergência de cultura de telas abre para as possibilidades das múltiplas telas dos conteúdos transmídia e da convergência no espaço plurimidiático, através da diversidade das linhas de pesquisa que vão desde as narrativas televisivas aos conteúdos transmidiáticos deslizantes, englobando a maior diversidade de suportes como a televisão, o cinema, os dispositivos móveis, os computadores, os games e as histórias em quadrinhos. A diversidade, contudo, não se limita aos suportes e se apresenta também na urgente demanda das discussões sobre sexualidade e gênero e como ela é representada e trabalhadas nos mais diversos meios.

 

Histórias Interativas: estudo e projeto de ludonarrativas

Líder(es) do grupo: Eliane Bettocchi Godinho, Letícia Perani Soares
Investigar a possibilidade de ressignificações serem promovidas e/ou expressas por meio de ludonarrativas, entendendo ressignificação como produção de novos sentidos nas linguagens e suportes dessas ludonarrativas, capazes de promover uma recriação do sujeito e da sua realidade e construção crítica de conhecimento.

 

Laroyê: terreiro de pesquisa em corpos, artes, culturas e linguagens decoloniais

Líder(es) do grupo: Eliane Bettocchi Godinho, Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
Estudos de Corpo, Artes, Culturas y Linguagens decoloniais.

 

Música e Técnica

Líder(es) do grupo: Marta Cardoso Castello Branco Garzon
Estudo das relações entre música e técnica. – Investigação da execução técnica de um instrumento em suas interações com a performance. – Observação da transformação, limitação e a promoção da expressão musical através de materialidades determinadas. – Estudo das relações entre técnica, materialidade, notação e escrita de partituras, obra musical e transmissão do conteúdo musical aos ouvintes. – Compilação e estudo de fontes teóricas sobre técnica: relações com a teoria das mídias, filosofia e sociologia. – Consideração de repertórios variados, não apenas relacionados à cultura erudita ocidental.

 

NEIMPHI – Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Musicologia e Performance Historicamente Informada

Líder(es) do grupo: Mayra Cristina Pereira
O NEIMPHI está voltado para o resgate e o aprofundamento do conhecimento da memória e do patrimônio musical, com ênfase no Brasil e em Juiz de Fora; bem como para as questões teóricas e práticas relacionadas à performance historicamente informada. Os trabalhos desenvolvidos tanto no campo musicológico quanto no da interpretação musical tem como fontes de pesquisa variados documentos históricos musicais, textuais, visuais, arquitetônicos e de dança; e preocupam-se em promover o diálogo entre as fontes, compreendendo o contexto histórico-cultural no qual as mesmas estão inseridas, e o diálogo entre as diversas ciências aplicáveis ao campo da música. A este grupo de pesquisa encontra-se incorporado o LaPHI (Lab. de Performance Historicamente Informada), onde são oferecidos alguns fundamentos básicos teórico-práticos da interpretação histórica para os alunos do Dep. Música e demais membros da comunidade acadêmica da UFJF que resultam em apresentações públicas e visitas guiadas formativas.

 

Performance, Literatura e Pedagogia do Piano

Líder(es) do grupo: Fernando Vago Santana
O grupo de pesquisa visa estimular a investigação e produção artística e bibliográfica relacionada ao repertório, à performance e ao ensino do piano.  Almeja estudar propostas metodológicas, levantar repertório pouco utilizado, apresentar soluções e estratégias para o estudo do instrumento e para o aperfeiçoamento da performance. Discute problemas típicos da relação de estudo e execução do instrumento, da relação de ensino-aprendizagem do piano e das investigações relacionadas ao repertório tradicional, repertório pouco conhecido e repetório desconhecido do instrumento. Intenta integrar docentes e discentes interessados no aprofundamento dos seus conhecimentos sobre o piano e a contribuir para a consolidação da pesquisa em performance pianística, em repertório pianístico e em pedagogia do piano no Brasil.