Durante o mês de setembro, comemoram-se três datas importantes relativas à inclusão. Abaixo, falamos um pouco sobre cada uma delas.
Dia 21 – Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência e Prêmio Brasil Mais Inclusão
Essa data foi instituída pela lei nº 11.133/2005 e tem o objetivo de conscientizar a população de que as pessoas com deficiência devem ter seus direitos, que são garantidos por lei, respeitados. O dia reflete sobre a importância da inclusão em todas as esferas sociais. Além disso, o Prêmio Brasil Mais Inclusão é uma forma de homenagear anualmente empresas, Estados, Municípios, entidades (ONGs, OSCIPs) ou pessoas que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência ou sejam, elas próprias, exemplos de vida e superação.
Dia 22 – Dia Nacional do Atleta Paralímpico
O Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi criado a fim de homenagear, apoiar e divulgar todo o trabalho dos atletas, além de agir como uma ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência. A escolha da data é uma homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), que foi fundado em 22 de setembro de 1989. A celebração da data busca colocar em evidência todas as necessidades, reivindicações e lutas enfrentadas pelos atletas brasileiros com deficiência.
Dia 26 – Dia Nacional do Surdo
A data é carregada de história. No Brasil, a data de 26 de setembro é lembrada como o Dia Nacional do Surdo pelo fato de ter acontecido a inauguração da primeira escola para Surdos no país, ainda em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro (atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos). O dia visa trazer uma reflexão a respeito dos direitos e da inclusão das pessoas Surdas na sociedade.
As Paralimpíadas estão acontecendo e o Brasil é destaque! No momento, somos o sexto país a ganhar mais medalhas de ouro! Vamos continuar na torcida pelos nossos atletas e comemorar cada vitória! No mais, setembro é o mês da prevenção ao suicídio e visa conscientizar a população a respeito do tema, buscando formas de evitá-lo. Essa campanha é de extrema importância! Que estejamos sempre atentos a esse assunto, ao modo como tratamos o outro e não somente nesse mês.