No mês de junho, são comemoradas algumas datas importantes voltadas à inclusão de pessoas com deficiência/ transtornos do neurodesenvolvimento.
Em 18 de junho é comemorado o Dia do Orgulho Autista que, desde 2005, celebra as características únicas que os autistas simbolizam. Além disso, a data foi instituída visando esclarecer e incentivar a sociedade no geral em mudar a visão negativa que tem sobre o autismo.
No dia 21 de junho, é lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Essa doença afeta o sistema nervoso de maneira degenerativa e progressiva, acarretando em paralisia motora irreversível. Não se sabe ao certo a causa específica para a esclerose lateral amiotrófica e, além disso, a doença é pouco conhecida. Sendo assim, merece mais atenção devido à rapidez da evolução e à ausência de cura, principalmente porque acomete diversas pessoas sem distinção.
É celebrado também, em 27 de junho, o Dia Internacional do Surdocego, data estabelecida em homenagem à Helen Keller, relembrando o dia em que nasceu. Uma mulher que foi exemplo de superação e se tornou escritora e ativista social, sendo a primeira pessoa surdocega a conquistar o diploma de bacharelado nos Estados Unidos. Esse dia é voltado a discutir pautas relacionadas à surdocegueira, além dos diversos desafios enfrentados pelas pessoas surdocegas em todo o mundo.