1. BORGES, Tânia e CASSAB, Mariana. Diversidade sexual na EJA: como tornar a escola um lugar da diferença, da cidadania e da democracia?. In: Alessandra Nicodemos; Ana Carolina Oliveira Alves; Henrique Dias Sobral Silva. (Org.). Professores-pesquisadores da educação de jovens e adultos. 1ed. Jundiaí: Paco, 2019, v. 1, p. 211-232.
2. CASSAB, Mariana. Certezas que precisamos perturbar, inquietações necessárias de se produzir: um ensaio sobre os sujeitos e os currículos de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e adultos. In: Ênio Serra; Ana Paula Abreu Moura. (Org.). Educação de Jovens e Adultos em debate. 1ed. Jundiaí: Paco editorial, 2017, v. 1, p. 75-98.
3. CASSAB, Mariana.; NASCIMENTO, Agnes ; RESENDE, Ana Carolina e AZEVEDO, Jéssica Cristina. Itinerários de pesquisa: a construção curricular em Ciências e Biologia na EJA. In: Daniele Lima-Tavares; Mariana Lima Vilela; Ana Cléa Moreira Ayres; Maria Matos. (Org.). Tecendo laços docentes entre Ciência e Culturas. 1ed.Curitiba: Prismas, 2016, v. 1, p. 1-334.