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Ações de Formação

1) Disciplina Metodologias em Ciências na EJA no contexto do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica, ênfase EJA (CEPEB-EJA/UFRJ), 2015.

Descrição: A partir do tema gerador saúde alimentar, o encontro teve como desafio discutir metodologias para a educação científica na EJA integradas aos princípios educativos de contextualização do currículo aos saberes e interesses do viver dos educandos; da interdisciplinaridade e da pesquisa.

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2) Oficina “Ao vencedor as batatas: alimentação e saúde de jovens e adultos”, realizada com educandos e educandas da EJA do Colégio João XXIII/UFJF. 2016.

Descrição: Batata, arroz, trigo, milho são os quatro pilares que matam a fome da humanidade. Dos itens básicos consumidos por famílias de baixa renda, existe uma lista dos alimentos que apresentam maior valor biológico. Ou seja, atendem melhor as necessidades do organismo. O campeão é o ovo. O segundo é o leite. Em terceiro lugar vem a batata. Na frente do trigo, do arroz, do milho e do feijão. O que a batata tem afinal? Diante desse questionamento, elegemos a batata como tema gerador do debate que cerca o tema da alimentação e saúde de jovens e adultos no século XXI. A partir de uma abordagem que privilegia a integração das áreas de conhecimento, a oficina procura problematizar a relação entre alimentação e saúde. Em termos específicos, assume dois propósitos: primeiro, discutir a importância de compreendermos a natureza e procedência dos alimentos que incluímos em nossa dieta a fim de avaliarmos as consequências de seu consumo na saúde. Segundo, entender que nossos hábitos alimentares se constituem na interface entre a influência da indústria do alimento e nossos pertencimentos sociais, econômicos e culturais. 

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3) Oficina “Saúde alimentar e escola: abra a felicidade”, realizada no contexto do II Quiencontro, na Faculdade de Educação da UFJF, 2017.

Descrição: O padrão alimentar do brasileiro tem se alterado de forma significativa. De tal forma que um entre quatro brasileiros sofre de obesidade ou sobrepeso. Se considerarmos que o acesso à alimentação saudável é um direito de todos é potente questionarmos: Como a escola pode participar do debate sobre saúde alimentar? A oficina, portanto, teve como objetivo propor práticas educativas para EJA balizadas pelo entendimento de que a alimentação humana constitui-se em face à química/biologia, ao simbólico, ao sociocultural, ao econômico e à política. Assim, juntos demos uma volta no supermercado com quatro famílias brasileiras e desvendamos o que está por trás de nossas escolhas alimentares. 

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4) Oficina “Práticas pedagógicas na Educação de Jovens e adultos: o caso da batata, realizada no contexto da IV Semana da FACED-UFJF, 2017. 

Descrição: A partir de uma abordagem que privilegia a integração das áreas de conhecimento, a oficina procurou problematizar a relação entre alimentação e saúde. Em termos específicos, assumiu dois propósitos: primeiro, discutir a importância de compreender a natureza e tipo de processamento dos alimentos que incluímos em nossa dieta a fim de avaliarmos as consequências de seu consumo na saúde. Segundo, entender que nossos hábitos alimentares se constituem na interface entre a influência da indústria do alimento e nossos pertencimentos sociais, econômicos e culturais. Nesse sentido, o debate sobre alimentação e saúde, não se restringe ao corpo, aos elementos da biologia e às dimensões físico-químicas do alimento. Apesar de essas questões serem importantes para o debate, a proposta de trabalho baliza-se pelo entendimento de que a alimentação humana constitui-se em face à biologia, ao simbólico, ao sociocultural e ao econômico. 

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5) Curso de extensão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora –  “Saúde alimentar e Educação de Jovens e Adultos: “Abra a felicidade”, 2018.

Descrição: o padrão alimentar do brasileiro tem se alterado de forma significativa. De tal forma que um entre quatro brasileiros sofre de obesidade ou sobrepeso. Se considerarmos que o acesso à alimentação saudável é um direito de todos é potente questionarmos: como a escola pode participar do debate sobre saúde alimentar? A partir desse tema gerador, o curso teve como objetivo propor práticas educativas para EJA orientadas pelos princípios educativos da integração das áreas de conhecimento, do trabalho como eixo norteador das construções curriculares e da valorização dos saberes e interesses dos educandos. 

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