I. Em atividade:
i) A Formação de educadores para a EJA: juventudes e currículo
Curso de formação continuada destinado a profissionais da educação implicados coma a EJA. Visa fomentar o debate sobre os sujeitos de direito da EJA, com foco nas juventudes, e os desafios instituídos na produção de currículos que atendam aos objetivos educacionais, políticos e humanos da modalidade. Para tal, mobiliza contribuições da obra de Paulo Freire, de autores do campo do currículo e de estudos sobre as juventudes.
ii) O Fórum mineiro de EJA da Zona da Mata: a (re)construção do coletivo de luta pelo direito humano à educação para todas e todos
Em tempos de desenfreados ataques aos direitos dos trabalhadores pobres, não é de se surpreender que a Educação de Jovens e Adultos protagonize o desmonte de uma estrutura institucional já historicamente fragilizada. O cenário de retrocesso que vivenciamos é tremendo! Os efeitos dessa política deliberada irão aprofundar o quadro já dramático e criminoso que enfrentamos de evasão, distorção idade-ano escolar, reprovação, analfabetismo e analfabetismo funcional. Nesse contexto é premente construir e fortalecer comunidades de luta e resistência que se pautem em uma agenda capaz de defender o direito à educação de todas e todos. Integrado ao Fórum Mineiro de EJA desde 2020, o Grupo de Pesquisa, Práticas e Estudo da EJA assumiu o compromisso de retomar as ações desenvolvidas pelo Fórum Regional Mineiro de EJA da Zona da Mata. O trabalho perpassa pelo desenvolvimento de ações formação política, pedagógica e humana dos envolvidos, a fim de sistematizar as realidades vividas pela modalidade, na referida região, e construir estratégias coletivas de afirmação de direito, em especial diante das graves consequências que a crise sanitária da Covid-19 institui para a modalidade. Através da organização de plenárias mensais, são definidas as pautas de ação, além de temas do tempo presente que exigem reflexão e posicionamento estratégico dos coletivos de luta e resistência.
II. Encerrados:
i) A interface extensão e pesquisa no contexto de formação de educadores da EJA na rede municipal de Juiz de Fora: identidades profissionais e suas produções curriculares (Encerrado em 2018).
O projeto teve como objetivo realizar junto à Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora, um curso de formação continuada para educadores da EJA que atuam na rede. A partir do tema gerador Saúde Alimentar, o curso teve objetivo propor práticas educativas para EJA orientadas pelos princípios educativos da integração das áreas de conhecimento, do trabalho como eixo norteador do currículo e da valorização dos saberes e interesses dos educandos.
ii) O Brasil tem fome: leituras freireanas na EJA para construção de outros currículos (Encerrado em 2021)
Curso de formação continuada centrado no pensamento freireano realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora. Voltado para profissionais da educação que atuam na modalidade EJA no referido município.