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Pesquisa

I. Pesquisas protagonizadas pelo GRUPPEEJA:

1) O Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura curricular (Ativa desde 2014)

Descrição: O projeto tem como intenção compreender os processos de construção social dos currículos de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos. Perspectivado pelo campo do currículo, na interface com o campo da EJA e o pensamento de Paulo Freire, procura entender como essa construção se dá no plano de diferentes realidades institucionais e no âmbito do currículo em ação protagonizado pelas educadoras e educadores da modalidade.

Coordenadora: Mariana Cassab

 

2)  A construção social dos currículos de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos: saberes e fazeres docentes (Encerrada)

Descrição: A pesquisa tem como objetivo focar na história de vida de educadoras/es da EJA na intenção de compreender como se conformam seus fazeres curriculares no contexto da modalidade Dessa forma, procura produzir narrativa das/os educadoras/es sobre suas experiências de vida, formação e profissionais  que subsidiam o entendimento de como se dá o processo de construção da identidade particular do professor da EJA.

Coordenadora: Mariana Cassab

 

 

II. Pesquisas desenvolvidas em parcerias:

 

1. Em parceria com o Núcleo de Geografia e Ação (NUGEA – Departamento de Geografia/UFJF)

1.1. Jovens cotistas e suas mediações espaço-temporais na cidade: política, território e juventude (Ativa desde 2019)

O interesse da pesquisa é pensar a relação jovem-cidade a partir de algumas das mediações que atravessam a vida desses sujeitos. O jovem como ser na cidade produz, faz uso e se apropria do espaço. O estudo se centrará em jovens atendidos pela política de cotas. De que forma a inserção no ensino superior representou novas formas de uso e apropriação da cidade a partir da compreensão dos códigos que a produzem e a organizam? Quais os territórios usados por eles e em que medida a entrada na universidade implicou a ampliação (ou não) desses territórios? O que significou para esses jovens o acesso a universidade e como ela teria possibilitado novas territorializações? O que representou de mudança em sua percepção, compreensão e uso da cidade? São algumas das perguntas que essa pesquisa se propõe a refletir. Sendo assim, compreender quais os efeitos dessa política na vida desse sujeito e, em especial na relação com a cidade, é o objetivo principal da pesquisa. Nesse sentido, ela pretende acompanhar a trajetória de jovens que ingressaram nas universidades através das políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior. Seu intuito é apreender como essa entrada representou um momento de inflexão nas diferentes dimensões de suas vidas, tendo como central a relação dos jovens com a cidade. Para atingir seu objetivo serão construídas algumas mediações : jovens e trajetória escolar, jovens-trabalho-projeto de vida, jovem-racialidade, jovem- lazer, jovem-família-capital cultural. A proposta é que, a partir de tais mediações, seja possível aproximar-se das trajetórias desses jovens numa perspectiva espaço-temporal visando alcançar os usos e as apropriações que esses jovens fazem da/na/pela cidade.

Coordenadora: Clarice Cassab (NUGEA)