1- Mostra do ICB:

Os getianos e o tutor participaram, no dia 22 de Março de 2023, da mostra do Instituto de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Juiz de Fora. Este teve como objetivo divulgar os projetos do ICB que estão em andamento.

Por este motivo, o GET se reuniu e se disponibilizou para expor o grupo e tirar dúvidas daqueles que prestigiaram o evento.

2- I Fórum Interdisciplinar de Transtornos Alimentares

Dia 02 de junho é o Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares. Nesta data, o Grupo de Educação Tutorial, junto aos profissionais Fernanda Pardo de Toledo P. Soares, Iruana Merhey Machado, Marcos Vidal Martins e Sheila Cristina P. D. Luquetti realizaram o I Fórum Interdisciplinar de Transtornos Alimentares. O evento ocorreu no Instituto de Ciências Biológicas da UFJF e contou com a palestra dos profissionais:

• David Sender: Da comida saudável ao comer saudável: dos sintomas ao diagnóstico – um olhar psiquiátrico;
  • Janaína Siqueira: O papel da psicologia do tratamento até recuperação real do Transtorno Alimentar;
  • Fernanda Pardo: Os pilares da Nutrição na recuperação real;
  • Clara Mockdece: A Educação Física como estratégia de prevenção de distúrbios da imagem corporal e transtornos alimentares;
  • Bárbara Ribeiro Fonseca: Impactos das mídias no desenvolvimento de Transtornos Alimentares;
  • Iruana Machado: Familiares e amigos como aliados no processo de recuperação – um olhar nutricional.

Para a entrada no evento, foi solicitado aos participantes a doação de 2kg de alimento não perecível. Ao final, foram arrecadados 395kg de alimentos doados para três instituições, sendo elas o Instituto Jesus, Casa Esperança I e Sopa dos Pobres.

O Grupo de Educação Tutorial agradece a todos que colaboraram com o evento, especialmente aos organizadores Fernanda Pardo de Toledo P. Soares, Iruana Merhey Machado, Marcos Vidal Martins e Sheila Cristina P. D. Luquetti pela disponibilidade e dedicação com o evento. Um muito obrigada aos palestrantes David Sender, Janaína Siqueira, Fernanda Pardo, Clara Mockdece, Bárbara Ribeiro Fonseca e Iruana Machado que disponibilizaram seu tempo para compartilhar seus conhecimentos com os participantes. Agradecemos também a Nutrição e Saúde Consultoria Nutricional e a floricultura A Florida.
Por fim, o GET Nutrição agradece imensamente a todos os participantes do evento que contribuíram para que ele fosse um sucesso.

3. Oficina de plantio – Horta PANC no ICB

Os participantes, junto ao professor Marcos Vidal e o permacultor, composteiro e agricultor Eduardo Vianna, plantaram as PANCs caruru, capuchinha, almeirão de árvore e peixinho da horta em um evento aberto para o público, tendo como alvo os alunos da Nutrição da UFJF.

4. INTER PET-GET

dia 21/10/2023 do INTER PET-GET, que aconteceu na UFJF. O evento tem como objetivo ampliar a interação entre os programas e grupos de toda a universidade. Dentre as atividades realizadas no dia, o GET Nutrição ficou responsável pelo planejamento e execução do Coffee Break do evento.

5. I Simpósio de Agroecologia da UFJF

Aconteceu, no dia 01/12/2023, o I Simpósio de Agrocologia da UFJF. O evento contou com os palestrantes e convidados Professora Angélica Consenza, Professora Geina Faria, Professor Lucas Ferrari, Carolina Gomes e Eduardo Vianna. Como entrada do evento, houve a arrecadação de 43Kg de alimentos que foram doados ao Instituto Jesus.