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Python nas Escolas: o GET EngComp está organizando um curso de Python voltado para alunos do ensino médio de escolas públicas com o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprender uma linguagem de programação de alto nível.
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Projeto MIT App Inventor, ofertado pelo GET Eng Comp. – juntamente com participantes do projeto “Escola de Games”-, oferece uma introdução aos conceitos de programação e desenvolvimento de jogos para alunos do ensino médio por meio de aulas que incluem exposições teóricas e práticas utilizando a plataforma MIT App Inventor, além de exercícios para consolidar o aprendizado. Os resultados demonstram sucesso, com alunos progredindo no aprendizado e demonstrando compreensão dos conceitos.
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O Projeto “Engenharia de Portas Abertas” da UFJF ajuda estudantes do Ensino Médio a conhecerem os cursos de engenharia oferecidos pela faculdade. Em parceria com o PET Elétrica e outros grupos PET e GET de Engenharia, são realizadas visitas aos laboratórios e instalações da faculdade, incluindo uma apresentação do curso de Engenharia Computacional pelo GET Engenharia Computacional.
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Por meio do Programa Visita ao Campus, o grupo GET EngComp. recebeu visitas de estudantes de diversos colégios para esclarecer dúvidas sobre as oportunidades de mercado da Engenharia Computacional e sobre o curso em si. A metodologia envolve dividir os alunos em grupos e levá-los em turnos para visitar as instalações da Engenharia Computacional, onde conhecem a sala do GET-Eng Comp. Os resultados foram positivos, com os alunos demonstrando interesse, contribuindo para aproximá-los da Engenharia Computacional.
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A XXV Semana da Computação ocorreu entre 23 e 27 de outubro de 2023, organizada pelo Departamento de Ciências e Computação da UFJF e pela Code Empresa Júnior. O projeto foi desenvolvido e, com isso, foram promovidos diversos minicursos para a comunidade como, por exemplo, minicursos de LaTeX e Python, além da participação do GET-EngComp oferecendo cursos sobre Carpintaria de Software e Simulações Computacionais com Ansys. O evento promoveu interação entre a comunidade externa e a universidade, com foco em temas atuais de computação e engenharia computacional.
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O curso de Mídias Digitais para Alunos do Ensino Médio se iniciou no Centro de Ciências em 23/08/12 e teve a duração de 3 meses, sendo finalizado em 29/11/12. O GET ENGCOMP, em parceria com o Centro de Ciências da UFJF, ministrou o curso para alunos do ensino médio, buscando auxilá-los na utilização de ferramentas de aprendizado. Parte da carga horária dos bolsistas foi dedicada ao curso de 40 horas que durou 14 semanas, de agosto a novembro de 2012, todas as quintas-feiras de 14 às 17h.
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O GET ENGCOMP em parceria com o PET Elétrica e o PET Civil colabora pelo segundo ano no Projeto Eficiência Energética nas Escolas. O projeto “Eficiência Energética nas Escolas” tem por objetivo estimular os alunos de ensino médio a pensar em como o mundo está utilizando a energia e a buscar novas formas e hábitos para o consumo atual, de modo a combater o desperdício. As escolas foram convidadas a desenvolver projetos de ciências sobre o tema “Eficiência Energética”. Os trabalhos inscritos e aprovados serão apresentados na forma de pôster durante a semana de Engenharia da UFJF, em outubro. Os bolsistas, além de preparem e darem palestras sobre o tema em diversas escolas de ensino médio, também auxiliam no desenvolvimento dos projetos e elaboração dos pôsteres.
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Curso de Mídias Digitais para Professores do Ensino Básico. O GET ENGCOMP, em parceria com o Centro de Ciências da UFJF, submeteu uma proposta de atividade denominada “Curso de Mídias Digitais para Professores e Alunos do Ensino Básico”, como parte do projeto “Novos Caminhos para o Ensino de Ciências na Escola”, edital Novos Talentos da Capes. Com esta atividade, que tem como principal objetivo auxiliar os professores no desenvolvimento dos chamados novos objetos de aprendizado, conseguimos angariar 15 mil reais para melhoria do laboratório de informática do Centro. Parte da carga horária dos bolsistas foi dedicada ao curso de 40 horas que durou 13 semanas, de abril a junho de 2012, todas as terças-feiras de 14 às 17h. No segundo semestre o foco foi os alunos de ensino básico.
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Colaboração na organização do 1º ENCONTRO MINEIRO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL que aconteceu na Universidade Federal de Juiz de Fora nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2011, com a construção e atualização do site do evento e elaboração dos certificados: http://emmcomp.wordpress.com/. O evento contou com a participação de diversos pesquisadores, palestras e apresentação de posters. O resultado alcançado foi positivo, e já se iniciam as preparações para o 2º ENCONTRO MINEIRO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL.
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Projeto Eficiência Energética nas Escolas, evento paralelo ao IV Congresso Brasileiro de Eficiência Energética – IVCBEE, que ocorreu entre 28/08/2011 a 31/08/2011, e que foi organizado por professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com apoio da Associação Brasileira de Eficiência Energética (ABEE) e membros convidados da comunidade científica nacional. O projeto “Eficiência Energética nas Escolas” foi organizado por diversos grupos PET, e teve por objetivo estimular os alunos de ensino médio a pensar em como o mundo está utilizando a energia e a buscar novas formas e hábitos para o consumo atual, de modo a combater o desperdício. As escolas foram convidadas a desenvolver projetos de ciências sobre o tema “Eficiência Energética”. Os trabalhos inscritos e aprovados foram apresentados na forma de pôster durante o IV Congresso Brasileiro de Eficiência Energética. Os bolsistas, além de preparem e darem palestras sobre o tema em diversas escolas de ensino médio, também auxiliaram no desenvolvimento dos projetos e elaboração dos pôsteres. Mais informações: https://www.ufjf.br/peteletrica/2011/03/30/projeto-eficiencia-energetica-nas-escolas/
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Blog e Site do GET Engenharia Computacional. Tendo em vista a consolidação do grupo, os bolsistas criaram e mantém um blog e um site na internet onde a filosofia do mesmo, o perfil dos integrantes e as atividades praticadas estão disponibilizadas para conhecimento do público.