Fechar menu lateral

XXV Semana da Computação

Minicurso de LaTeX

  Com a organização da Code Empresa Júnior e do Departamento de Ciências e Computação da UFJF, a Semana da Computação teve sua vigésima quinta edição realizada entre os dias 23 a 27 de Outubro de 2023. A programação contou com várias atividades ao disponibilizar palestras, minicursos e competições sobre temas atuais e um espaço de interação entre a comunidade externa e a universidade. O evento previu a participação livre para alunos da instituição e integrantes externos, sendo as únicas requisições a própria inscrição do participante nas atividades desejadas e a comprovação por meio de uma doação simbólica para a Associação dos Amigos – ABAN. 

  Nessa edição comemorativa de 25 anos, a semana contou com a participação de vários palestrantes de diversas instituições, incluindo o grupo de educação tutorial de engenharia computacional e seus integrantes que trabalharam no desenvolvimento do projeto e promoveram diversos minicursos para a comunidade, sendo eles: Introdução á linguagem de programação Python; Carpintaria de Software; LaTeX: Criação de documentos e artigos técnicos e científicos; Introdução a simulações computacionais com Ansys.

Participação do GET-EngComp

Minicurso de Python

  O evento teve início na segunda-feira, já disponibilizando a cerimônia de abertura da Semana do ICE que ocorreu às 10:00 no anfiteatro do instituto, e logo em seguida suas respectivas atividades juntamente com a abertura e credenciamento da Semana da Computação. No dia seguinte do evento o GET-EngComp começou suas atividades práticas com o minicurso de introdução a Python ministrado pelos membros Luiz Nazareth e João de Oliveira. Esse tinha como objetivo apresentar a sintaxe e a semântica da linguagem Python para os alunos, além de mostrar suas aplicações e importância. Ademais, foram introduzidas algumas das principais bibliotecas: Numpy, Matplotlib e Pandas, apresentando suas possíveis utilidades. 

  Na quarta-feira as atividades do grupo iniciaram desde a manhã com o minicurso de carpintaria de software, ministrado por Marcelo Menezes e João de Oliveira, que tinha como objetivo ensinar o básico de Linux e scripts para automatização de compilação e execução de softwares. Nele foi trabalhado o Makefile, Bash e CMake, além de passar pelas partes mais importantes de um sistema operacional Linux, aprendendo o básico no caminho para dominar o assunto. Durante a parte da tarde, ocorreram os dois minicursos finais de forma simultânea, sendo eles criação de documentos com LaTeX e simulações com Ansys. O primeiro foi aplicado pelo bolsista Augusto Cavalini e tinha como objetivo o ensino da linguagem de marcação para criação de documentos, chamada LaTeX, apresentando suas utilidades, vantagens e desvantagens.

  Enquanto isso, ministrado por Kauê Paraízo e Gabriel Mattos, o segundo apresentou uma breve introdução ao Ansys, um software de simulação amplamente utilizado na indústria para a solução de diversos problemas de engenharia. Ao decorrer do curso, o aluno foi introduzido a esta ferramenta, apresentando, sua interface, seus recursos e possibilidades de uso. Também foi desenvolvida uma simulação por completo, desde a criação da geometria do problema, passando pela criação da malha, análise da física aplicada, validação e análise dos resultados. Desse modo, o aluno adquiriu conhecimento essencial sobre simulações e está apto para começar a utilizar o software trabalhado.

Ao final do processo, o evento foi considerado um sucesso, todo o conteúdo programado foi ministrado com excelência e o grupo pode proporcionar as atividades lecionadas para 165 alunos. Para mais informações sobre o evento, acesse o site da semana da computação Semana da Computação.