Inscrições
Local: Secretaria do DCC
Horário: 8h às 21h
Lote I: 18 a 22 de Maio.
Investimento: R$ 20,00 para alunos, ex-alunos e profissionais da UFJF e R$ 30,00 para público externo.
Lote II: 25 a 27 de Maio.
Investimento: R$ 30,00 para alunos, ex-alunos e profissionais da UFJF e R$ 40,00 para público externo.
Inscrição prorrogada: 28 de Maio.
Investimento: R$ 30,00 para alunos, ex-alunos e profissionais da UFJF e R$ 40,00 para público externo.
O V GETMeeting é um evento organizado pelo Grupo de Educação Tutorial do curso de Ciência da Computação (GETComp) voltado para os alunos do Departamento de Ciência da Computação e áreas afins da UFJF e é aberto para a participação de pessoas interessadas em tecnologia. O evento é constituído de minicursos a serem ministrados por alunos do curso de Ciência da Computação além da apresentação de trabalhos no Workshop de Trabalhos de Graduação, palestras e mesa redonda.
Atividades previstas no evento:
Informações Detalhadas
_______________________________________________________________________________________
VII Workshop do DCC
Informações gerais
O Departamento de Ciência da Computação convida estudantes de graduação e pós-graduação da UFJF a conhecerem os trabalhos realizados por estudantes de iniciação científica ou monografia referentes a temas relevantes à investigação e aplicação na área de Ciência da Computação. O principal objetivo é reforçar a comunicação e troca de conhecimentos sobre as pesquisas entre os estudantes da UFJF, estimulando seu engajamento em pesquisas da área.
_______________________________________________________________________________________
Palestra
Tema
O que queremos da vida?
Resumo
Todos acreditam que estão destinados ao sucesso, que estamos prontos para o que o mundo oferece uma vez que somos pessoas excepcionais e nada pode dar errado. Mas, ainda assim, poucos alcançam o tão sonhado “sucesso”. O que aconteceu? E mais importante: por que eu ainda não cheguei lá?
Palestrantes
João Pedro Carvalho é graduando em Engenharia Computacional na Universidade Federal de Juiz de Fora e é um dos fundadores e atual Diretor Presidente da Code Empresa Júnior de Computação.
Guilherme Bernardo dos Reis é graduando em Engenharia Computacional na Universidade Federal de Juiz de Fora e é um dos fundadores e atual Diretor Administrativo-Financeiro da Code Empresa Júnior de Computação.
_______________________________________________________________________________________
Palestra
Tema
Desenvolvimento de Jogos Digitais em HTML5
Resumo
O desenvolvimento de jogos digitais se tornou uma área de grande importância econômica e com boas oportunidades de pesquisa e desenvolvimento. Existem diversas linguagens, ambientes e ferramentas usadas no desenvolvimento de jogos digitais. Dentre os ambientes de desenvolvimento, o uso de HTML5+Javascript se destaca por ser leve, independente de sistema operacional e de dispositivo. Na palestra serão abordadas essas características e apresentados alguns exemplos.
Palestrante
Alcione de Paiva Oliveira possui graduação em oceanografia pelo Instituto de Geociências-UERJ (1985), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1990) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor titular do Departamento de Informática da UFV. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: ontologia, inteligência artificial, agentes inteligentes, bioinformática e processamento de linguagem natural.
_______________________________________________________________________________________
Mesa Redonda
Tema: Fazer MBA ou Mestrado? O que é mais valorizado no mercado?
Resumo
Muitas vezes na graduação ficamos pensando sobre o que vamos fazer após esta etapa. Não sabemos quais são as diferenças, nem as vantagens ou desvantagens de se fazer um Mestrado ou tentar MBA. O que está em foque nos tempos atuais? A intenção dessa mesa redonda é tentar promover uma discussão sadia entre os diferentes pontos de vista aplicados a esses assuntos.
Convidados
Marcelo Ferreira Moreno é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 2011, onde integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Possui mestrado (2002) e doutorado (2008) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É também Relator (líder) da Questão 13/16 (Multimedia application platforms and end systems for IPTV) da União Internacional de Telecomunicações (UIT). É co-editor da Recomendação H.761 NCL e Ginga-NCL , além de outras recomendações e artigos técnicos da UIT. Suas áreas de interesse são Sistemas Operacionais, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, com ênfase em infraestrutura para comunicação entre Sistemas Multimídia.
Edmar Welington Oliveira possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é professor efetivo do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e aluno de doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, tendo atuado em temas como Objetos de Aprendizagem e Web Semâtica. Atualmente, tem se dedicado aos temas de Sistemas Colaborativos, Aprendizagem Colaborativa e Modelagem de Ambientes Colaborativos. É coordenador da Pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos de TI, oferecida pela UFJF.
Fábio Araújo é Gerente de Operações na Stefanini. Isso engloba o portfólio de projetos de clientes como Casa da Moeda do Brasil, Light, IEMA-ES e FIOTEC. É também professor em cursos de pós graduação e MBA, atualmente mais focado em cursos de Gestão de Projetos. Possui graduação em Comunicação e técnico no antigo curso de processamento de dados além do MBA de Gestão de projetos pela FGV.
_______________________________________________________________________________________
Minicurso 1 – Introdução ao Python
Resumo
Python é uma linguagem de alto nível, orientada a objetos e interpretada. Sua sintaxe favorece a legibilidade do código fonte e as diversas bibliotecas numéricas disponíveis facilitam o desenvolvimento. Recomenda-se um conhecimento básico de programação.
Ministrante
Joventino de Oliveira Campos é professor do CEFET-MG Campus Leopoldina. Mestrando em Modelagem Computacional, pelo PPGMC-UFJF, bacharel em Engenharia Computacional, Ciência da Computação e Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua nas áreas de modelagem computacional da eletrofisiologia cardíaca e computação de alto desempenho.
_______________________________________________________________________________________
Minicurso 2 – Criando aplicações Web interativas com o Google Polymer
Resumo
O Polymer é uma ferramenta da Google para criação de Componentes Web de forma rápida. Os Componentes Web podem ser reutilizados em diferentes aplicações e já adaptáveis ao navegador de computadores ou celulares. Este minicurso apresentará as vantagens do Polymer e alguns elementos básicos da ferramenta por meio de exemplos práticos. Durante o minicurso, iremos colocar em prática os conceitos apresentados através da implementação de um chat utilizando Polymer e PubNub.
Ministrante
Gilson dos Reis Dias Fonseca é graduando em Ciência da Computação pela UFJF e bolsista do projeto sistema para detecção de mudanças e mesclagem de documentos XML pela UFJF.
_______________________________________________________________________________________
Minicurso 3 – Introdução à Programação de Jogos com Unity 3D
Resumo
Quando o assunto é programação em jogos, todo programador sabe que se quiser se aventurar nessa área terá de ter dezenas de competências para poder começar a desenvolver. Certo? Com o Unity 3D não: essa poderosa ferramenta permite ao desenvolvedor concentrar-se no mais importante: criar jogos de qualidade com rapidez e eficiência, e disponibilizá-lo em diversas plataformas simultaneamente. Neste curso veremos como iniciar sua jornada desenvolvendo um jogo básico que mostrará os conceitos iniciais que diferem a programação com Unity das demais plataformas. Após o curso você estará preparado para começar a produzir seus próprios jogos, armado com uma das melhores ferramentas da área para fazer do seu sonho um grande sucesso.
Importante: o Unity não poderá ser instalado nos laboratórios do DCC. Assim, o participante deverá levar notebook com o Unity previamente instalado (versão 5.0.1) ou assistir o minicurso sem a prática da ferramenta.
Ministrante
Jonas Gabriel Maia Bruno Nepomuceno é desenvolvedor desde 2012 e hoje é estagiário em Desenvolvimento Web Back-End na iPixel. Graduando de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e entusiasta de desenvolvimento de jogos independentes e produção de jogos digitais.
_______________________________________________________________________________________
Minicurso 4 – Introdução ao desenvolvimento de aplicações PHP com o CodeIgniter
Resumo
Este minicurso tem como objetivo introduzir aos participantes o CodeIgniter e suas aplicações. Este é um framework para desenvolvimento de aplicações em PHP que facilita o desenvolvimento de projetos mais rapidamente pois não é necessário começar a programar do zero. Ao longo do minicurso explicaremos o funcionamento da ferramenta e ao final desenvolveremos juntos nossa própria aplicação.
Ministrantes
Marcos Valadão Gualberto Ferreira é graduando em Ciência da Computação pela UFJF e bolsista do projeto Ligado nos Políticos na área de Dados ligados pela UFJF.
Nicolas Ferranti é graduando em Ciência da Computação pela UFJF, técnico em informática pelo CEM-Manhuaçu, Instalador e Mantenedor de Microcomputadores e redes locais pelo SENAI e bolsista do projeto Desaparecidos na área de Dados Ligados.
_______________________________________________________________________________________
Apoio: