Nesta linha de pesquisa são estudados materiais como GaN, SiC, SiN, CdTe, entre outros, através das técnicas de lente térmica, fotoacústica, absorção, luminescência e espectroscopia Raman. As aplicações neste setor cobrem o desenvolvimento de novas células solares e sensores.
Desenvolvimento de sensores:
Esta linha de pesquisa prevê o desenvolvimento de sensores utilizando princípios físicos, entre os quais plasmônica, fotônica e espectroscopia.
Propriedades ópticas e espectroscópicas de alimentos:
Esta linha de pesquisa tem por objetivo o uso de técnicas de espectroscopia óptica para a caracterização dos componentes de alimentos e bebidas, entre os quais, leite, café, produtos lácteos.
Sistemas vítreos dopados com íons terras raras:
Esta linha de pesquisa visa a caracterização de parâmetros radiativos e não radiativos de vidros, polímeros e semicondutores dopados com íons terras raras como Itérbio, Érbio, Neodímio, Túlio, Európio e Hólmio. O objetivo é a determinação de grandezas como a eficiência quântica e tempos de vida das emissões radiativas, visando o desenvolvimento de dispositivos.
Nanomateriais, nanocompósitos:
Nesta linha de pesquisa investiga-se o comportamento das propriedades térmicas (sobretudo condutividade térmica), estruturais e espectroscópicas em sistemas quânticos de baixa dimensionalidade, com ênfase em filmes finos (poços quânticos). Alguns exemplos são vidros dopados com nanopartículas metálicas e/ou semicondutoras e íons terras raras, visando ampliar as perspectivas de aplicações em dispositivos.