FN-Br tem novas bolsas no exterior

O CNPq divulgou na última semana o resultado final da Chamada 26/2021- Apoio à Pesquisa Científica: Bolsas no Exterior. A FN-Br foi contemplada com 2 bolsas que vão levar os pesquisadores Fred Belcavello e Marcelo Viridiano, em agosto de 2023, para Cleveland, nos Estados Unidos, para 10 meses de pós-doutorado na Case Western Reserve University (CWRU). Sob a supervisão do Prof. Dr. Mark Turner, os pesquisadores vão dar continuidade às pesquisas desenvolvidas em suas teses de doutorado que tratam de multimodalidade sob a perspectiva da semântica de frames. Belcavello estuda composições semânticas presentes na relação entre imagem e texto em vídeos do gênero televisivo Programas de Viagem. Viridiano trabalha com a relação imagem-texto aplicados em tarefas de tradução automática. As duas pesquisas estão no centro das discussões conduzidas pela ReINVenTA, a rede de pesquisa coordenada pelo professor Tiago Torrent que reúne pesquisadores de 5 universidades brasileiras, com financiamento da Fapemig, para desenvolver soluções computacionais para diversas abordagens de processamento de linguagem natural.

Fred Belcavello pesquisa vídeos sob a abordagem da multimodalidade, usando a FrameNet.

Marcelo Viridiano pesquisa tradução automática, utilizando corpus de imagens e legendas anotados multimodalmente.