O trabalho “Modelagem Computacional da Resposta Biomecânica do Útero durante a Gravidez com a aplicação da Pressão Intrauterina” recebeu o certificado de Honra ao Mérito Científico no último Encontro Nacional de Modelagem Computacional (ENMC), que ocorreu nos dias 25 a 27 de outubro de 2023 em Nova Friburgo RJ, no modo presencial.
Para falar um pouco sobre o projeto e a experiência do evento como um todo, a seguir está o depoimento de uma das autorias do projeto, Priscila Roque de Almeida:
“O trabalho que apresentamos visa investigar os processos mecânicos envolvidos no desenvolvimento do útero na segunda metade da gestação, a fim de representar a evolução da gravidez por meio do aumento da pressão intrauterina, que ocorre durante a segunda metade da gestação.
A motivação deste trabalho está voltada a compreender a evolução do tecido no decorrer da gravidez, uma vez que ocorrem diversas alterações no útero durante esse período; já que o órgão pode aumentar sua massa em até 11 vezes e a capacidade de sua cavidade em até 1000 vezes. Nós buscamos um modelo constitutivo que descreva o comportamento do tecido no uma gravidez normal, uma vez que já sabemos que falhas no crescimento e desenvolvimento do útero podem aumentar a tensão na parede uterina e causar contrações que podem levar ao parto prematuro.
O grupo que tem realizado pesquisas na área da saúde da mulher surgiu recentemente por meio da orientação da professora Flávia.
Ter o artigo enviado para o ENMC selecionado para a publicação da revista JCEC da UFV e receber a Honra ao Mérito Científico pelo trabalho foi a confirmação de estar no caminho certo.
A orientação da Flávia, Bernardo e Joventino foram essenciais nesse processo, uma vez que as discussões são muito enriquecedoras e eles possuem mais experiência que eu, que tenho a graduação e o mestrado em Matemática. E acredito que o grupo de pesquisa irá crescer e trazer muitos frutos para o FISIOCOMP e o PPGMC!”