O Trabalho de Conclusão de Curso na Licenciatura em Física a Distância é obrigatório para a obtenção do diploma. Na matriz curricular, é uma disciplina (EADFIS028 – Trabalho de Conclusão de Curso) que está localizada no nono período, e tem como pré-requisito a disciplina EADEDU030 – Estágio Supervisionado em Ensino de Física I.
O aluno deve procurar um orientador para seu TCC quando chegar ao sétimo período do curso.
Para matricular-se na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno deve elaborar um projeto de TCC com o apoio de um professor. Tendo elaborado o projeto, esse deve ser anexado ao formulário de matrícula e enviado para a Coordenação do Curso. O projeto deve ser elaborado de acordo com o modelo abaixo:
O Trabalho de conclusão de Curso deve ser elaborado de acordo com o Modelo de TCC (formato .odt, tamanho 35,7 kB)
Obs.: para visualização desses modelos é preciso baixar e instalar o editor de textos gratuito LibreOffice (link para um novo sítio)
Segundo as normas do curso, o TCC é uma atividade de síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, que pode ter um caráter interdisciplinar e tendo como foco principal o ensino de Física.
O TCC é uma atividade de caráter individual e pressupõe:
Para a realização do TCC, o aluno deve requerer junto à Coordenação de Curso, no período de matrículas do calendário oficial da UFJF, a sua matrícula em Trabalho de Conclusão do Curso (EADFIS028) mediante apresentação de proposta de projeto de realização de TCC, de acordo com o formato estabelecido pelo Colegiado de Curso.
O aluno autor do TCC deve encaminhar ao Colegiado de Curso uma cópia digital do trabalho e a proposta de composição de banca e de data de defesa do TCC.
A banca examinadora é constituída por no mínimo três examinadores, tendo o Professor Orientador como seu Presidente.Os demais examinadores podem ser membros do Colegiado de Curso ou outros convidados que podem compor a banca, mediante aprovação do Colegiado de Curso.
A defesa do TCC é realizada em sessão pública, através de apresentação oral pelo autor e arguição pelos membros da banca.