Neste fim de semana, 11 atletas do Projeto Cria – Centro Regional de Iniciação ao Atletismo – da UFJF estarão representando Minas Gerais no Troféu Centro-Oeste Caixa de Atletismo, no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, em Belo Horizonte. O torneio, promovido pela Federação Mineira de Atletismo, irá reunir 254 atletas de Minas e outros seis estados – Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins -, além do Distrito Federal. A competição é sub-16 e sub-23 e envolve provas de salto, lançamento de dardo e disco e corridas.
Segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Minas Gerais tem a federação com o maior número de inscritos na competição: 60 atletas. Saídos de Juiz de Fora, estarão no sub-23: Amanda Oliveira e Francisco Perrout (5 mil e 10 mil metros); Lucas Macedo (1.500); Luiz Maurício Dias e Raphaela Diesse (lançamento de dardos) e Noemi Cruz (800 metros). No sub-16 competem: Ana Caroline e Arthur Franco (mil metros); João Francisco (lançamento de disco); Nalanda Campos (75 e 250 metros) e Raissa Matos (salto triplo).
“É um torneio bem importante no cenário nacional, reúne atletas de vários estados”, comenta Francisco Perrout, 18 anos, campeão brasileiro sub-20 nos mil metros e estreante na competição.
Para Luiz Maurício Dias, 18, o evento é uma oportunidade para melhorar sua atual marca de 70,2m. “Vou para essa competição tentar lançar na casa dos 70 e fazer uma preparação boa para o Troféu Brasil, que acontece 14 dias depois. Vou para ganhar e, se Deus quiser, melhorar a marca.”
Amanda Oliveira, 21, é a atual campeã brasileira nos 5 mil e 10 mil metros rasos, e também visa aproveitar o campeonato para se preparar para sua próxima meta. “Esse torneio será para mim uma preparação para o Troféu Brasil, onde vou tentar melhorar minha marca. Eu acho que dá para pegar o pódio, tentar alcançar o primeiro lugar. A gente vai com essa esperança, mas sempre sabendo que os outros competidores também são bons.”
Segundo o treinador e coordenador do Projeto Cria, Jorge Perrout, todos os integrantes do grupo são campeões mineiros e é a primeira vez que participam desta competição. Como técnico, Perrout acredita que há grandes promessas entre os atletas e, com eles, boas chances de trazerem medalhas para casa.
Fonte: TRIBUNA DE MINAS