A coordenadora do Grupo de Pesquisa em inclusão, movimento e educação à distância (Gime), Eliana Ferreira, participou entre os dias 10 e 13 de abril do Congresso Mundial da Associação Internacional de Educação Física e Esporte para Meninas e Mulheres (IAPESGW – sigla em inglês), que aconteceu em Cuba. O evento, em sua 17º edição, teve como tema a “Educação Física e Desportos: Promovendo a igualdade de gêneros”.
Na oportunidade, a professora Eliana, que também é coordenadora da Caefi, Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional, ministrou uma oficina, juntamente com as professoras Michelle R. Zitomer, representando o Canadá, e Maria Beatriz Rocha, representando a Alemanha, sobre dança adaptada e inclusiva para mulheres com deficiência, apontando as perspectivas similares dos três países sobre o assunto.
Segundo Eliana, esse tema é de grande relevância para o Brasil, e cada vez mais vem sendo discutido na América Latina. “É de muita importância que as mulheres sejam motivadas à prática de atividades físicas e que essa prática venha ocorrer de maneira saudável e igual entre homens e mulheres”, acrescenta.
O 17º Congresso Mundial aconteceu no Palácio das Convenções em Havana, Cuba, e teve como objetivo reunir acadêmicos e profissionais, de vários países, que estão trabalhando para melhorar a posição das mulheres nas áreas da educação física, esporte e dança. Além de facilitar o compartilhamento de pesquisa através da troca de redes de conhecimento, o congresso tem como propósito discutir e criar novas possibilidades para o benefício das mulheres na atividade física de maneira global.
Sobre a IAPESGW
A IAPESGW é uma organização cujo objetivo principal é apoiar e unificar profissionais de todo o mundo que trabalham com a educação física, dança e esporte. A Associação Internacional de Educação Física e Esporte para Meninas e Mulheres (IAPESGW) foi fundada em 1949, e possui associados em mais de 40 países em todos os continentes do mundo. Agora conta com a colaboração da professora Eliana Ferreira, que foi nomeada representante do Brasil na Associação no último Congresso Mundial, em Havana, Cuba.
A Associação realiza congressos científicos de quatro em quatro anos e diversos países já receberam o evento, entre eles França, Estados Unidos, Japão, Irã, África do Sul, Argentina, Bali, Austrália, e a cidade de Juiz de Fora poderá ser a sede do próximo encontro regional da associação.
Outras informações: (32) 2102-3283 (Grupo de Pesquisa em inclusão, movimento e educação a distância)
KSR(20/04/13)