A abertura oficial dos Jogos Pan-Americanos Escolares acontece hoje, dia 24, às 20h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, entretanto a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) já começou a receber as primeiras partidas da competição. A estreia ficou por conta das equipes de voleibol feminino Brasil I e Guatemala; e de futebol de campo Brasil I e Paraguai, que jogaram simultaneamente, às 9h.
No voleibol, as meninas do Brasil I levaram a melhor, ganhando a partida por 3 sets a 0. Já no futebol de campo, a vitória ficou com a equipe do Paraguai, com 2 gols contra 1 da equipe adversária. Ainda pela manhã, às 10h30, a equipe de voleibol masculino da Guatemala enfrentou a equipe Brasil II. Os atletas brasileiros saíram na frente, derrotando os guatemaltecos por 3 sets a 1.
Abrindo a tarde foi a vez de o handebol entrar em quadra. Às 12h, a equipe masculina do Brasil I enfrentou a do Brasil II, ganhando a partida por 30 a 15. Às 13h30, o handebol masculino da Guatemala jogou contra a equipe paraguaia, vencendo apertado por 22 a 20. Às 16h, iniciou-se o handebol feminino, com a disputa entre Brasil I e Brasil II. Todas as partidas dessa modalidade estão sendo realizadas no Ginásio da Faefid.
A diretora da Faculdade, professora Edna Martin, diz estar orgulhosa de a Faefid ser uma das sedes do evento. Outro motivo de alegria, segundo ela, foi o grande movimento de espectadores já neste primeiro dia de competição. “É uma alegria chegar aqui logo pela manhã e ver a casa cheia de jovens reunidos para a prática esportiva.”
Edna ressalta a função didática que os jogos têm para os alunos da Faefid. “Não haverá aulas no período de competições, porém todos os alunos estão participando das atividades, seja através de voluntariado e arbitragem, seja desenvolvendo trabalhos de pesquisa com base no evento.” Segundo a diretora, toda a rotina da faculdade foi alterada em função do Pan, e o comprometimento de todos foi grande, principalmente dos funcionários, que têm trabalhado em tempo integral para garantir uma boa infraestrutura para os atletas.
Corrida com a Tocha Olímpica
Hoje, a cidade voltou os olhos também para percurso feito pela tocha olímpica. Saindo do Museu Mariano Procópio, a tocha acesa percorreu todo o centro da cidade, passando pelo campus da UFJF, para depois subir direto ao Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, onde será feita a abertura oficial do Pan-Americano Escolar.
Diversos atletas e personalidades revezaram a tocha olímpica durante o trajeto. No pórtico sul do campus universitário, houve grande concentração da imprensa, atletas e alunos para retratar a entrada do símbolo maior da competição.
“É um orgulho abrir os portões da UFJF para receber a tocha olímpica. Para nós, sediar um evento como esse representa uma grande conquista”, afirma Edna, que recebeu a tocha na entrada do campus, repassando para a aluna do 4º período de Educação Física Caroline Lopes Osório. A aluna foi a campeã da tradicional corrida “Volta ao Lago”, realiza pela Faefid na abertura do período letivo. “Não esperava que fosse carregar a tocha. Estou acostumada a correr em volta do lago e participar desse momento foi muito bom”, comemora a estudante, que afirma também estar sendo um momento de grande aprendizado. “Eu gosto de treinamento de alto nível. Está sendo muito proveitoso trabalhar neste Pan”, conclui.
O triatleta de Juiz de Fora Ronaldo Mariano também participou do revezamento da tocha hoje e é incisivo ao falar da representatividade desse feito e dos jogos acontecerem na cidade. “Existe uma questão antiga de manter a chama sempre acesa. É honroso participar e passar pela UFJF, dando oportunidades para alunos e funcionários acompanharem os atletas da cidade e presenciar o ato. Juiz de Fora, berço de grandes desportistas, merece um evento desse nível, e o investimento aplicado nessa Universidade está sendo reconhecido com ações como essa.”
O professor de Atletismo da Faefid José Augusto Rodrigues Pereira afirma que a “ideia da corrida com a tocha olímpica é muito boa, pois mostra, para toda a cidade, a importância do desporto escolar”. Segundo o professor, esse é o momento de reacender a chama do esporte na cidade e colocar os jovens em contato com a prática esportiva. “Acredito que o Pan vai dar essa visibilidade para o desporto escolar e favorecer seu crescimento. Espero que esse evento deixe um legado para as escolas da cidade”, finaliza.
Outras informações: (32) 2102-3281
Lucas Mendes e Laís Ferreira – estudantes de Comunicação Social
Martha Lohse (revisão) – estudante de Letras
Os textos são editados por jornalistas da Diretoria de Comunicação