Mesmo estando fora da Copa do Mundo da África, o Brasil voltará a ser o centro das atenções, a partir deste domingo, dia 11, quando acontece a final do mundial. Sede dos jogos de 2014, o país entra na corrida pela preparação dos estádios e infraestrutura das 12 cidades onde as partidas serão realizadas. Juiz de Fora não está entre elas, mas tem tudo para receber uma seleção do mundial, como base camp, conforme adiantou o ministro do Esporte, Orlando Silva.
Entre as razões principais está o recém-inaugurado Complexo Esportivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), capaz de treinar atletas de ponta. “Seu parque esportivo não deixa a desejar a nenhuma outra universidade do Brasil ou mesmo do mundo”, confirmou o ministro. Ele espera que a cidade apresente um projeto ao comitê organizador da Fifa, mostrando as vantagens comparativas que possui para poder receber equipes em 2014 e também nas Olimpíadas do Rio, em 2016.
Saiba mais aqui: (https://www2.ufjf.br/dircom/2010/06/25/complexo-esportivo-garante-salto-na-qualidade-do-ensino-e-podera-preparar-atletas-de-ponta/ )
Capacitação
Outra forma de Juiz de Fora estar presente na próxima edição da Copa será por meio da capacitação de pessoal que trabalhará direta ou indiretamente durante o evento. O Ministério do Esporte espera que R$ 33 bilhões sejam investidos em infraestrutura no país, estimulando a criação de 710 mil novos empregos, sendo 330 mil deles permanentes.
A UFJF pretende contribuir com a capacitação, oferecendo cursos a distância, através de seu Centro de Educação a Distância (Cead). A parceria promovida pela Universidade com o IEDS-Digital e o Instituto João Havelange foi firmada há cerca de um ano neste sentido.
Os cursos ainda não foram divulgados, mas a expectativa é de que, após o fim da Copa da África do Sul, as instituições parceiras se organizem para iniciar a divulgação.
Um pedaço do Brasil na África
Para mostrar o que o Brasil terá a oferecer em 2014, está aberta em Johannesburgo, desde o início deste mundial, a Casa Brasil. Com exposições de diversas áreas, incluindo inovações tecnológicas e mostras culturais, o espaço é a primeira iniciativa de divulgação da Fifa sobre a próxima sede. Nesta sexta-feira, dia 9, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva visitará a Casa Brasil.
Entre a equipe que trabalha no local está o professor da UFJF Cícero da Silva. Ele está apresentando um projeto com participação da UFJF, finaciado pela Finep, que usa tecnologia 4K/3D para filmagem e transmissão de jogos em ultradefinição. A intenção é que, em 2014, as partidas sejam exibidas, em tempo real, em cinemas de pelo menos 40 países.
Veja a reportagem neste link: (http://www.brasil.gov.br/copadomundo/brasil-e-as-copas/galeria-das-copas/videos/finep-apresenta-projeto-revolucionario)
A gravação de um jogo entre Grêmio e Internacional, feita aqui no Brasil, é exibida diariamente aos visitantes, como uma prévia do que a tecnologia pretende proporcionar na próxima edição da Copa. Com óculos especiais é possível ver as imagens da partida em 3D, com nitidez quatro vezes superior ao HD (alta definição) e 24 vezes maior do que a da televisão tradicional. Hans Donner, criador da logomarca da TV Globo, foi uma das mais de 15 mil pessoas que já passaram por lá e se impressionaram com o projeto.
Confira aqui: http://vimeo.com/12958357
Outras informações: (32) 2102-3967 (Diretoria de Comunicação)
http://www.brasil.gov.br/copadomundo/
FSS(09/07/2010)