Fechar menu lateral

Nadadora da seleção brasileira de jovens passa a treinar na UFJF

Emanuella Araujo, de 13 anos, é paratleta do Praia
Clube e se mudou para Juiz de Fora

Por Vinícius Soares

A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), considerada Centro de Referência Paralímpico (CRP), é um local que recebe muitos atletas de alto nível, principalmente os nadadores, como Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, multicampeão mundial e paralímpico. Visando atingir um nível de performance ainda maior, a Faefid foi o espaço escolhido por Emanuella Araujo, de 13 anos, natural de Belo Horizonte, e atleta do Praia Clube e da seleção brasileira da classe S9, destinada a nadadores com falta de coordenação motora de baixo grau nos braços e nas pernas, com incapacidade física de alto grau em uma das pernas ou com ausência de membros.

A relação entre Manu e as piscinas começou quando a adolescente ainda era bebê. Aos 6 meses, a jovem já praticava natação, incentivada pela família. “No começo, eu não gostava muito de nadar. Só comecei a gostar só depois que meu pai comprou a cota no Minas Tênis Clube. Eu passei a treinar lá no Minas, e de cara já disseram que eu nadava muito bem, e me passaram para a pré-equipe. A partir disso que comecei a gostar de nadar”, relata Araujo.
A virada de chave na recente carreira de Manu se deu em 2022, quando a jovem paratleta passou a treinar com outras atletas paralímpicas. “Quando tive o primeiro contato no paralímpico, eu comecei a entender que nadava bem, que as meninas que já treinavam há mais tempo marcavam tempos parecidos com os meus. Foi ali que comecei a perceber que tinha talento”, explica a nadadora.

Contato com Fábio Antunes

Manu chamou a atenção de Fábio Antunes, técnico da seleção brasileira paralímpica, enquanto ainda competia pelo Minas. Após o campeonato, surgiu a oportunidade de trabalharem juntos pelo Praia Clube. “O Fábio conversou comigo e surgiu a oportunidade de me mudar para Juiz de Fora para seguir trabalhando com ele. Como eu e minha família vimos que seria o melhor para o meu desenvolvimento, decidimos nos mudar”, conta a adolescente.

Mudança para Juiz de Fora

Manu se mudou para Juiz de Fora há cerca de um mês e está trabalhando na Faefid desde então. A decisão de sair de Belo Horizonte e treinar na UFJF se deu, principalmente, pelo desejo da jovem de seguir carreira na natação. “O Fábio é um ótimo treinador, um dos melhores do Brasil, e vir treinar com ele é uma grande oportunidade para mim. Como eu tenho muita vontade de seguir carreira, e minha família acredita no meu potencial, a gente achou que ia ser melhor para meu futuro vir para cá”, afirma.

Manu se mudou para Juiz de Fora com a mãe e a irmã, enquanto seu pai a visita nos fins de semana. Apesar de sentir falta da antiga rotina, a adaptação da adolescente na nova cidade acontece de maneira tranquila e positiva, conforme ela mesma explica. “Está sendo bem legal. Apesar de eu sentir falta do meu pai e das minhas amigas, estou gostando bastante da escola, que é bem acolhedora e, nos meus treinamentos, já estou vendo resultados. Os meus tempos estão ficando cada vez melhores, porque aqui é muito voltado ao paralímpico”, conta Araujo.

Gabrielzinho como referência

Ao treinar na Faefid, Manu passou a ter oportunidade de compartilhar as atividades com Gabrielzinho, um dos maiores nomes do esporte paralímpico brasileiro na atualidade. Para ela, ter o paratleta como colega é motivo de honra. “Treinar com o Gabrielzinho é muito bom, porque é onde eu quero chegar. Eu tenho vontade também de ganhar minhas medalhas de ouro em uma competição internacional, então acaba que ele me motiva muito. Ele é uma referência para o mundo todo. Poder treinar com ele se tornou uma grande motivação para mim”, explica.

Próximas competições

Mesmo treinando há pouco tempo em Juiz de Fora, Manu já tem um calendário repleto de compromissos, como a participação no Campeonato Brasileiro e nas semanas de treinamento com a seleção brasileira. “Vou começar a competir no Campeonato Brasileiro esse ano, porque antes não tinha idade, além das semanas de treinamentos, que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) reúne alguns jovens que têm potencial de ser o futuro da seleção principal. No Centro de Treinamento Paralímpico, a gente passa uma semana treinando, tendo palestras, e fazendo testes de eficiência. É bem legal”, conta a paratleta.

UFJF é Centro de Referência Paralímpico

A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) passou a ser considerada como Centro de Referência Paralímpico através de um parceria feita com o Comitê Paralímpico Brasileiro, desde 2022. O acordo é válido até os Jogos Paralímpicos de Paris, que acontecem entre agosto e setembro deste ano, com possibilidade de prorrogação. Os Centros de Referência estão dentro do Plano Estratégico montado pelo CPB em 2017 e reativado em 2021, com o intuito de oferecer aos atletas uma maior variedade de locais para treinamentos, que vão desde a iniciação até o alto rendimento.

Fonte: TRIBUNA DE MINAS