A aproximação da Educação Física com a Saúde Coletiva possibilita ao Profissional o aprendizado sobre os diversos campos de trabalho e a Especialização em uma área que aborda o cuidado integral. Estas são as propostas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora – HU/UFJF, que oferece vagas de residentes para Profissionais de Educação Física.
A residência possui 5.760 horas de atividades práticas, teóricas e teórico-práticas, permitindo que os residentes também tenham atividades nos Centros de Saúde. “Os Profissionais residentes passam por Unidades Básicas de Saúde – UBS da cidade de Juiz de Fora, atuando de forma transversal e multiprofissional, entendendo assim, toda a organização estrutural e funcional das Unidades”, explica o Profissional e Tutor do Programa, Daniel Godoy Martinez [CREF 028501-G/MG].
Nas Unidades Básicas de Saúde, o trabalho realizado faz parte das ações do Sistema Único de Saúde – SUS. Os Profissionais formam grupos de Educação em Saúde, realizam consultas, orientações e conduzem o grupo de atividade física. As atividades são distribuídas ao longo de dois anos, período de dedicação exclusiva ao Programa de Residência.
Em 2018, o HU/UFJF inaugurou o Ambulatório de Atividade Física e Saúde para realizar Avaliações, Exercícios e Treinamentos com os pacientes. “No Hospital, os residentes em Educação Física também passam pelos Ambulatórios de Doenças Infectoparasitárias, de Hanseníase, de Reabilitação Cardiopulmonar, de Endocrinologia, entre outros”, diz o Profissional.
O trabalho em conjunto com outras profissões da Saúde amplia o conhecimento técnico e as experiências práticas. “O Profissional de Educação Física, após finalizar sua residência, terá uma bagagem de experiência muito elevada e se diferenciará no atual mercado de trabalho que é tão competitivo”, diz Daniel Godoy Martinez.
A Profissional de Educação Física e residente do Programa Multiprofissional Natália de Souza Britto [CREF 038313-G/MG] destaca a ocupação de um espaço de direito entre as Profissões da área de Saúde. “Trabalhamos de forma multiprofissional, o que permite uma troca diária com os profissionais de outras áreas e onde atuamos de forma integrada. Tem início a valorização da nossa profissão, entendendo os benefícios da prática de Exercício Físico, da Atividade Física e do Treinamento Físico, além de reconhecer que somos importantes para a prevenção, a promoção da saúde e o tratamento de doenças. Ter um profissional qualificado oferece confiança em uma equipe multiprofissional, dando espaço e reconhecimento para a Educação Física no campo da saúde”, explica Natália.
Durante os 20 anos de regulamentação da Educação Física, o reconhecimento da profissão tem crescido. A partir do momento em que os Profissionais têm a oportunidade de trabalhar com diversas áreas da saúde, o caminho é a ampliação da atuação em Hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Clínicas etc. “Essas conquistas devem ser reconhecidas, pois são grandes passos para a consolidação do Profissional de Educação Física nessas áreas”, diz Natália de Souza Britto. Assim, a sociedade pode entender ainda mais a importância da Educação Física como promotora da qualidade de vida.
O processo de seleção de novos residentes está com inscrições abertas, de 4 de Novembro a 3 de Dezembro, e há duas vagas para Profissionais de Educação Física. Para concorrer, além da Graduação é preciso ter Registro Profissional no CREF6/MG. Informações no site www.ufjf.br/huresidencias.
Fonte: CREF6