Falta pouco para o juiz-forano usufruir da nova estrutura do Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF. A Arena Faefid e o prédio anexo, que receberá o nome de Professor Paulo Roberto Bassoli, estão próximos de serem entregues, após quatro anos de expectativa da comunidade universitária e população em geral. Acompanhada do diretor da Faefid, Jeferson Vianna, a Tribuna visitou as instalações, na última quarta-feira (15), e registrou os detalhes dos novos palcos esportivos da cidade.
O professor confirmou que restam poucas pendências para que o ginásio seja entregue pela Construtora Guia, responsável pelas obras. São elas as licitações dos elevadores, também para o outro prédio, e de uma rampa de 12 metros que ligará o campo de futebol aos vestiários do segundo andar. “Do ginásio, falta o acabamento da parte da frente. A empresa terceirizada que presta serviços para a própria Construtora Guia está um pouco atrasada para a colocação dos vidros e portas. As demais estruturas dependem da negociação direta com a administração superior da faculdade”, explica Jeferson.
A previsão é que ainda em 2018 a Arena Faefid seja inaugurada, com a intenção, inclusive, de que o evento de abertura possa receber grandes equipes de vôlei ou basquete, com entrada gratuita. As negociações já ocorrem com o Botafogo, que disputa a NBB (elite do basquete brasileiro), e até com a Seleção Brasileira de Vôlei sub-20, por meio do técnico Giovane Gávio, juiz-forano.
Já o prédio anexo, que homenageia o antigo professor da Federal, foi entregue pela construtora e, inclusive, vem sendo utilizado para aulas de ginástica. A ideia é que a inauguração ocorra no dia 31 de agosto. “O prédio Paulo Roberto Bassoli já está pronto. (O nome) é uma homenagem que vamos fazer ao nosso ex-diretor, já falecido, que antes recebia esta homenagem no antigo ginásio. Já está em uso com aulas de ginástica, além de lutas e com o espaço destinado também aos laboratórios da pós-graduação.”
Todo o complexo tem como prioridade atender a demanda da Faefid, com mais de 500 alunos, além das pesquisas e dos participantes dos projetos de extensão da Universidade. “É um novo marco na história da Faefid. Além dos novos equipamentos e materiais que recebemos nos últimos anos, teremos um espaço para os alunos das nossas disciplinas da graduação e licenciatura. Também vamos atender os 25 projetos de extensão que a Faefid oferece para as comunidades interna e externa da faculdade. Passam por aqui cerca de mil pessoas por semana realizando diversas atividades esportivas e de lazer e, com isso, vamos dar à comunidade de Juiz de Fora um espaço de melhor qualidade, maior conforto e de um nível muito elevado”, enaltece Jeferson.
Fonte: TRIBUNA DE MINAS