A equipe masculina de vôlei do Egito já está em Juiz de Fora e treinará na Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF) nesta segunda-feira, 25, em dois horários, às 9h30 e às 17h.
Os 21 integrantes da equipe africana – 15 atletas e seis profissionais da comissão técnica – chegaram à cidade no último domingo, 24, e têm previsão de permanecer até o dia 3 de agosto.
A equipe egípcia vem embalada pelos títulos do Campeonato Africano de Nações e do Pré-Olímpico da África, quando, nesse último, venceu todas as quatro partidas que disputou. As vitórias garantiram a vaga nos Jogos Rio 2016. Será a quinta vez da seleção masculina em uma Olimpíada.
O elenco treinado por Sherif ElShemerly conta com jogadores do cenário internacional. Cinco atletas disputaram o último Mundial de Clubes pelo Al Ahly, dentre eles o ponteiro Ahmed El Kotb (1,97 metros), o central Abdelhalim Abou (2,10 metros) e o levantador Hossam Abdalla (2,03 metros).
Além disso, três atletas estiveram na última participação do Egito nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. São eles: o oposto Ahmed Abdelhay (1,97 metros) e os ponteiros Abdelmoneim Mohamed Badawy (1,97 metros) e Saleh Youssef – capitão e mais velho jogador do elenco.
Rio 2016
O Egito está no grupo B do vôlei com a atual campeã mundial, Polônia, a campeã olímpica, Rússia, e as seleções da Argentina, de Cuba e do Irã – a estreante da competição. A primeira partida é contra a Polônia, no dia 6 de agosto, às 15h, no Maracanazinho.
Histórico
A seleção africana nunca conseguiu vencer uma partida em Olimpíada. Sua melhor colocação foi em Los Angeles-1984, quando ficou em 10º lugar. Confira o posicionamento da equipe masculina em Jogos Olímpicos:
Pequim (2008): 11ª posição
Sydney (2000): 12ª posição
Los Angeles (1984): 10ª posição
Montreal (1976): 10ª posição
As equipes masculinas do vôlei que mais ganharam medalha de ouro em Olimpíadas são Rússia (4), Estados Unidos (3) e Brasil (2).
Comissão técnica
Fouad Abdelsalam Shoukry – chefe de delegação
Sherif Hamdy Mohamed Elshemerly – técnico
Nehad Mohamend Shehata Shehata – assistente técnico
Augustin Federico (argentino) – preparador físico
Mohamed Zakarya Elsaid Elhawary – estatística
Hany Amin Fikry Mohamed Attia – administrador
Jogadores
Ashraf Abouelhassan Mahmoud Abouelhassan
Hossam Youssef Mohamed Abdalla
Ahmed Salaheldin Abdelnaeim Abdelhay
Ahmed Mohamed Mohamed Mohamed Elkotb
Abdelhalim Mohamed Fahim Metwaly Abou
Mamdouh Abdelmoniem Mohamed Abdelrehim
Abdellatif Ossman Abdellatif Ahmed
Mohamed Adel Salama Masoud
Mohamed Aly Aly Elmahdy Khater
Mohamed Abdelmoneim Mohamed Badawy
Ahmeh Youssef Afifi Afifi
Mohamed Elhossiny Eissa Thakil
Omar Nagib Mahmoud Hassan
Mohamed Essameldin Ahmed Moawad
Ahmed Mohamed Mohamed Abdelal
Assistir à preparação
Os treinos serão abertos ao público. O visitante que já havia garantido vaga para assistir à preparação do atleta chinês Chen Ding, às 15h30, poderá ver a seleção egípcia, pois o ingresso gratuito é válido para o dia todo.
O prazo para reserva on-line desse dia se encerrou. Mas novas vagas já foram abertas para os treinos de terça, 26, ainda sem definição sobre quais atividades ocorrerão. As informações são atualizadas diariamente pelas delegações. O link para obter os tickets está disponível no menu Participe do site UFJF 2016.
Nove delegações de oito países firmaram acordo para treinar na UFJF visando aos Jogos Rio 2016. São equipes de atletismo do Canadá, China, Eslováquia, Estados Unidos, Estônia, Polônia e Qatar; a seleção masculina de vôlei do Egito e a delegação de atletismo paralímpico do Canadá.