Não se trata apenas de alongamento no trabalho. Por meio de exercícios físicos leves, preparatórios, compensatórios e relaxantes, a ginástica laboral é uma pausa ativa no ritmo de trabalho, proporcionando a redução ou eliminação do estresse físico, mental e emocional. Também possibilita interação social, descontração, percepção corporal, comunicação entre os participantes, além de despertá-los para a importância da prática regular de atividade física.
Na UFJF, a ginástica laboral é promovida pela Coordenação de Saúde Segurança e Bem-estar (Cossbe), com a participação de nove bolsistas da Faculdade de Fisioterapia, orientados pelo professor Eduardo Assis. Os bolsistas participaram de seleção e treinamento nos últimos meses para retomada do projeto na próxima semana, a partir de 4 de julho.
Segundo o professor, a intenção é, logo no início do projeto, coletar, junto aos participantes, informações relacionadas a dor ou desconforto dentro e fora do ambiente de trabalho, para que os exercícios planejados para o grupo possam ser direcionados a compensar este esforço. “As próprias características dos setores orientam a escolha dos exercícios. A rotina dos servidores do Financeiro é diferente dos da Proinfra, por exemplo, um exige mais esforço mental e outro mais físico”. Além de atividades bem objetivas, a ginástica laboral pode propor dinâmicas lúdicas, fazendo com que os colegas de trabalho se alternem em duplas, favorecendo a integração. “Os bolsistas também serão orientados a registrar os dados e variáveis encontradas nos setores para que o projeto possa sempre ser aprimorado”, diz Assis.
As atividades têm a duração de 20 minutos, são realizadas duas vezes por semana e atinge, atualmente, cerca de 180 servidores de diversos setores da instituição. Os interessados em fazer parte do projeto devem enviar solicitação através de memorando para a Cossbe, informando o melhor horário para o desenvolvimento da ginástica laboral no setor. De acordo com a coordenadora de Saúde, Segurança e Bem-Estar, Renata Faria, mediante a solicitação, é avaliado o real interesse do setor em implementar a atividade e a possibilidade de conciliar os horários disponíveis dos bolsistas e do servidores.
Outras informações: (32) 2102-3575 / 3815
Fonte: Imagem Institucional/UFJF