Difundir a prática do basquetebol em Juiz de Fora é o objetivo do Projeto de Iniciação ao Basquete – da base para a ponta, idealizado pela Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Diferente do que normalmente ocorre, este trabalho não pretende atuar diretamente na formação de atletas. Como o próprio nome indica, a ideia é fazer o caminho inverso, com o foco na preparação de treinadores. No fim da capacitação, 16 professores receberão auxílio para que desenvolvam as atividades em suas escolas, com reflexo em aproximadamente 400 jovens.
O projeto será dividido em três módulos, e o primeiro deles começa nesta sexta-feira, dia 5, e se estende até domingo, 7. No total, 44 participantes – entre professores, profissionais do esporte e estudantes de Educação Física – iniciarão o primeiro módulo e, ao final dele, 16 bolsas-auxílio serão distribuídas para que os profissionais desenvolvam o treinamento nas escolas da região. As atividades acontecerão na Faefid.
Apenas docentes da rede pública poderão concorrer à bolsa mas, para isso, devem apresentar em suas escolas condições mínimas para desenvolvimento da prática. Caso mais de 16 professores se enquadrem nos pré-requisitos, o cronograma do primeiro módulo prevê uma avaliação dos participantes, que servirá de critério de desempate. O docente da Faefid Dilson Borges destacou que, além da capacitação, o auxílio servirá de estímulo imediato para o basquetebol da região. “Todos os professores participantes, até mesmo os não contemplados com a bolsa, receberão auxílio pedagógico para desenvolver o projeto.”
O projeto de extensão foi elaborado pelo professor Bráulio Alvarenga, responsável pela disciplina de basquetebol da UFJF há 30 anos, e conta com a parceria da Federação Mineira da modalidade. Esse modo de trabalho, que prioriza a formação de treinadores é, atualmente, uma tendencia nacional. O basquetebol de Juiz de Fora agora também adere ao modelo para a massificação da prática esportiva na região. Borges ressaltou que a Zona da Mata já teve uma boa representatividade no basquete, mas isso esteve adormecido nos últimos anos. No entanto, em 2013 a federação estadual criou um torneio de base específico para a região e, de acordo com ele, o projeto aparece em ótima hora, pra aproveitar esse momento de ressurgimento.
Módulos de trabalho
O primeiro módulo será direcionado para a capacitação de treinadores iniciantes e para a atualização dos profissionais atuantes na modalidade. As atividades serão desenvolvidas em aulas teóricas e práticas com os seguintes conteúdos: Conceito de Mini Basquete e trabalho com a categoria Sub13; Perfil do profissional técnico; Relações entre técnicos, aluno/atletas e a família; Metodologia de ensino; Noções de planejamento técnico; Conteúdos técnicos elementares; e Regras do basquete.
Os outros dois módulos darão continuidade ao processo ensino-aprendizagem do basquetebol, mas com outros conteúdos. A segunda etapa acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro e, a terceira, em 29 e 30 de novembro.
Outras informações: (32) 2102-3292 (Faefid-UFJF)