Após participarem do Campeonato Brasileiro Caixa Juvenil Interclubes, como forma de adquirir experiência, a equipe do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria) da UFJF se prepara para a edição “Menores” do mesmo campeonato. A competição ocorre em São Bernardo do Campo (SP) nos próximos dias 23, 24 e 25 de maio e os atletas do projeto saem de Juiz de Fora na noite desta quinta-feira, 22.
A equipe é composta por 12 atletas com idades entre 15 e 18 anos. Todos eles esperam bons resultados e superação de marcas, assim como Ramon Cruz, um dos treinadores do grupo. Participando do seu 7º brasileiro, desde que começou a trabalhar com o atletismo, Ramon acredita na possibilidade de pódio: “diferente do Brasileiro Juvenil, o Menores é aquele em que a categoria se enquadra na idade dos atletas do CRIA. Por isso a chance de melhores desempenhos é muito grande. Nossa equipe vem treinando bastante e está muito focada para a competição. Mas, o importante é lembrar que acima de medalhas e pódio, está a satisfação individual que cada um tem ao participar de um evento desse porte.”
Em busca da marca perfeita
Robison Gomes, 16, atleta do Cria, vem tentando bater o recorde Mineiro da década de 70 na prova de meio fundo, 1.500 metros. A marca é de 4 minutos e 1 segundo e Robison conseguiu em duas competições passadas atingir primeiramente 4m e 5s e depois 4m e 3s. O evento desse final de semana será a mais nova chance do atleta superar suas marcas anteriores e passar os 4m e 1s.
“Essa vai ser a minha chance. Estou em 4º lugar no ranking nacional de atletismo, por isso vou concentrado para esse Brasileiro. Meu objetivo é a medalha, pódio e até mesmo ganhar. Além da preocupação com o recorde. Meus tempos foram melhorando com o tempo, quem sabe dessa vez eu consiga superar,” diz o atleta. Robison não se sente pressionado pelo recorde, já conhece os corredores adversários e suas técnicas. “Estou confiante e venho treinando bastante, foi o treinamento mais pesado do ano.”
Outro atleta que pretende melhorar sua marca e buscar novos tempos é Adan Arroio, 16. Participante da prova de 800m, ele quer ficar abaixo dos 2 minutos e, com isso, conseguir lugar no pódio. Além de Adan e Robison, participam do Campeonato Brasileiro Caixa Menores Interclubes, outros dez atletas do Cria: Camila Paiva, Carlos Eduardo, Maria Eduardo Olimpio, Hemily Amorim, Lucas Macedo, Fernando Rodrigues, Ludmila Calixto, Fernando Henrique, Francisco Perrout e Neemias Alves.
Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid)
KSR(29/05/14)