UFJF participa da maior feira da América Latina no segmento de acessibilidade

Evento realizado em 2013, em São Paulo, reuniu expositores de diversas áreas  (Foto: Divulgação)

Evento realizado em 2013, em São Paulo, reuniu expositores de diversas áreas (Foto: Divulgação)

Única universidade pública presente na maior feira da América Latina no segmento de tecnologia assistiva e acessibilidade – a Reatech, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estará representada pela equipe da Coordenação de Acessibilidade Educacional Física e Informacional (Caefi) que, em parceria com a Confederação Brasileira de Dança de Cadeira de Rodas (CBDCR), participa do evento. Será montado um estande na feira, que acontece desta quinta-feira, dia 10, a domingo, 13, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, para divulgação da parceria UFJF/CBDCR. Além da atuação em prol da acessibilidade, será feita divulgação do primeiro curso de Especialização em Audiodescrição do Brasil, oferecido atualmente pela UFJF.

Segundo a gerente executiva da Caefi/UFJF, Rita de Cássia Guedes, a feira é uma excelente oportunidade para troca de experiências. “No evento teremos contato com o que há de mais moderno no que diz respeito à acessibilidade e reabilitação. Isso é importante para que possamos conhecer essas tendências e trazer para a nossa Universidade o que está sendo discutido no país sobre acessibilidade.”

Durante o evento, representantes da UFJF divulgarão o V Curso de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas que está com inscrições abertas até o próximo dia 28. A formação gratuita será oferecida na modalidade semipresencial pela UFJF em conjunto com a CBDCR. O objetivo é capacitar profissionais de dança, educação física e áreas afins para desenvolverem esta modalidade nas diversas regiões do Brasil. As inscrições podem ser feitas pelo site doNúcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância.

O pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Flávio Takakura, reforça o interesse da UFJF em garantir a acessibilidade dentro do campus de forma irrestrita: “Trabalhamos para que a inclusão seja feita de forma completa, acessibilizando não somente a infraestrutura física do campus, como permitindo a pessoas com deficiência o acesso aos cursos e, consequentemente, à formação superior”.

Reatech

A feira reúne num único lugar um imenso número de soluções para que pessoas com deficiência vivam com o mínimo de barreiras possível. Entre os expositores, agências de emprego, distribuidores de produtos, equipamentos adaptados, esportes adaptados, agências de turismo, produtos de cuidado com a saúde, além de entidades e organizações públicas e privadas. A Reatech também conta com uma ampla programação paralela de shows, seminários e workshops.

Outras informações: (32) 2102-3283 (Coordenação de Acessibilidade Educacional Física e Informacional-UFJF)

KSR(13/04/14)