Fechar menu lateral

Atleta da UFJF vai para campeonato brasileiro em busca do recorde mineiro de Atletismo

Atletas do CRIA em treinamento para campeonato brasileiro. (Foto: Divulgação)

Atletas do CRIA em treinamento para campeonato brasileiro. (Foto: Divulgação)

Dedicação, esforço e disciplina são palavras comuns aos esportistas. Nesse ponto, os jovens atletas do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (CRIA-UFJF) têm feito o dever de casa. A equipe que participa neste final de semana, de 11 a 13 de abril, do Campeonato Brasileiro de Atletismo Juvenil, em São Bernardo do Campo, São Paulo, tem se dedicado muito aos treinos para superar marcas. Robson Gomes de 16 anos é a grande promessa do CRIA para a competição, com 4 minutos e 3 segundos na modalidade meio-fundo,1.500 metros, o jovem está bem perto de bater o recorde mineiro de 4 minutos e 1 segundo.

“Meu treinamento está focado em bater o recorde e continuar um bom tempo com essa marca no patamar mineiro”, explica Gomes que está se preparando há quatro meses para participar da competição. “Um dos desafios é o curto espaço de tempo entre uma prova e outra, o que pode prejudicar o desempenho. A dificuldade na prova é a semi-final, já que correr duas provas com um dia de intervalo é muito difícil”.

O atleta se mostra cauteloso em relação a bater o recorde. “Eu me sinto bem para talvez bater o recorde, mas ao mesmo tempo duvidoso porque a prova vai ter semi-final no brasileiro, mas estou totalmente focado na prova.”

Além de Robson outros cinco atletas do CRIA estarão compondo a equipe: Neemias Alves (17) estará competindo nos 5.000 metros, Adan Arroio (15) no meio-fundo, 800 metros, Maria Eduarda Olímpio (15) nos 800 metros, Jhonathan Elias (16) nos 1.500 metros meio-fundo e Camila Alves nos 100 metros com barreira (16).

Jefferson Verbena, treinador do CRIA, explica que embora a equipe não seja da categoria juvenil, a participação em eventos de nível mais elevado são importantes para que possa adquirir experiência para alcançar bons resultados em sua própria categoria. O principal foco da equipe é participar de outra competição em maio, mas dessa vez na categoria da equipe. “O juvenil servirá como uma boa experiência, justamente por eles não serem da categoria, para esses meninos que estarão viajando agora, a principal competição vai ocorrer em maio, onde vão participar de um campeonato brasileiro menor, na categoria deles. Estamos fazendo um processo de polimento, focando na parte técnica para atingir o potencial máximo na competição.”

Outras Informações: (32) 2102-3281 (Faefid)

KSR(13/04/14)