A manhã ensolarada do último domingo, 25, atraiu mais de 7.500 pessoas ao campus. Sobraram motivos para reunir tantas pessoas: pelo terceiro ano consecutivo a UFJF sediou a Corrida Duque de Caxias, em sua 26ª edição, e ofereceu atividades de lazer e saúde, como orientação bucal, sustentabilidade ambiental e física.
A corrida, organizada pelo 4º Grupo de Artilharia de Campanha (4º GAC), contou com 1.684 inscritos, e aproximadamente 2.000 participantes com 7 km de percurso. Eberth da Silva Silvério alcançou a melhor marca, de 21min46s8, e Zirlene dos Santos chegou em primeiro entre as mulheres com 27min44s7. “Venho me preparando fortemente para o Brasileiro sub-23, e isso me deixa mais confiante para conseguir os resultados”, afirmou Silvério, 21.
No confronto entre equipes, o primeiro lugar foi da Saúde e Performance, com 42 pontos, e a Gemacom Tech, com 45 pontos, no feminino. Nas categorias especiais, a Evidência Academia e a JF Paralímpico ficaram com as melhores marcas no masculino e no feminino respectivamente.
Pela primeira vez na Duque de Caxias, o aposentado e atleta amador Francisco ldelfonso de Souza, 62, já disputou a São Silvestre, em São Paulo, e a maratona da Pampulha, em Belo Horizonte. “Pretendo continuar correndo, pois me traz mais alegria e saúde”, disse.
Espaço de saúde e lazer
Além da corrida, o campus reuniu atividades de lazer e saúde no Espaço ProAção, com opções oferecidas por unidades acadêmicas da UFJF. Uma equipe da Odontologia ofereceu orientações sobre saúde bucal, com escovação orientada e supervisionada em escovódromos, além de jogos educativos, kits de higiene bucal e cartilhas. O Centro de Ciências do Colégio de Aplicação João XXIII trouxe experimentos interativos de física, química e biologia para mostrar os diversos fenômenos do cotidiano de maneira divertida. Estudantes e professores de Enfermagem atuaram com desenhos, palavras cruzadas e outras técnicas para abordar a prevenção em saúde. Também participaram A Faculdade de Educação Física, em parceria com a Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi), e o Centro de Educação a Distância.
Para o reitor Henrique Duque, “é papel da UFJF propocionar à comunidade esse tipo de experiência”. A parceria entre a instituição e o 4º GAC, por meio das pró-reitorias de Extensão e de Assuntos Acadêmicos, só tende a aumentar a cada ano, conforme o professor.
Segundo o coordenador geral do evento, major Carlos Roberto de Oliveira, “o objetivo dessa edição foi diferenciar as atrações e trazer mais do Exército para a corrida.” Foram colocados em exposição caminhões e equipamentos usados pelo Exército, além de opções para interação com o público. Para o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Francisco Canalli, a população só ganha com atividades que somam saúde e assistência.
Principais resultados da 26ª Corrida Duque de Caxias
Individual masculino:
1° – Eberth Da Silva Silvério (Vida Ativa) – 21min46s8
2° – Jocemar Fernandes Correa (Saúde e Performance) – 22min05s1
3° – Darlan Carevali (Granbery/ Matias Barbosa) – 22min34s2
4° – Edson Nascimento (Saúde e Performance) – 22min48s1
5° – Nelio Marcos Durso (Academia Vida e Saúde) – 22min54s6
Individual feminino:
1° – Zirlene Adriana dos Santos (Via Rustica JF) – 27min44s7
2° – Amanda Aparecida de Oliveira (Real Merces) – 27min53s7
3° – Andrileia do Carmo Souza (Gemarcom Tech) – 29min14s4
4° – Danielle Fávero (Via Rustica JF) – 29 40. 4
5° – Débora Cristiane dos Santos (Clube Bom Pastor) 29: 41. 6
Por Equipes (masculino)
1°Saúde Performance – 42 pontos.
2° Academia Vida e Saúde ficou em segundo -80 pontos
3° Via Rústica JF – 144 pontos.
Por Equipes (feminino)
1° Gemacom Tech – 45 pontos
2° Via Rústica JF – 56 pontos
3° Saúde e Performance -428 pontos.
KSR(27/08/13)