Com mais de 20 projetos de extensão envolvendo a prática de exercícios físicos, a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem contribuído para agregar qualidade de vida para muitas pessoas. Amanhã, 7, é comemorado o Dia Internacional da Atividade Física, e ele pode servir de incentivo para a procura de alguma atividade e a consequente melhora na qualidade de vida.
O professor da Faefid Mateus Laterza aponta que a prática regular de exercícios é benéfica em vários sentidos. “No aspecto social, as pessoas ganham com a convivência com os outros participantes e com a qualidade de vida. No aspecto estético, podem atingir a forma física desejada com disciplina. No campo da saúde, há a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares”, conta.
Laterza ainda relata que existem atividades direcionadas para pessoas de todas as idades e condições. “Os interessados podem procurar um profissional qualificado e buscarem treinamentos próprios para sua condição. Desde bebês, passando por gestantes, até idosos podem fazer exercício específicos que só irão beneficiar sua saúde”, conclui.
Crianças no esporte
Coordenando o projeto “Minas Olímpica”, uma parceria entre a UFJF e a Secretaria Estadual de Esportes e da Juventude, o professor Jorge Perout treina atletismo com cem crianças. A iniciativa visa atender crianças carentes financeiramente, que estudam em escolas públicas, no entrono da Universidade e que não teriam acesso a atividades físicas orientadas. Foi formada uma equipe para participar de competições promovidas pela Federação Mineira de Atletismo. Nove atletas mirins da UFJF já foram premiados.
Para Perrout, o “Minas Olímpica” muda a realidade das crianças participantes. “Ao terem contato com professores qualificados, equipamento de ponta e a estrutura com nível internacional da UFJF, as crianças adquirem novos hábitos e passam a visualizar novas perspectivas para o futuro”, afirma. Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), citado pelo professor, aponta que a cada três crianças uma tem excesso de peso, a prática esportiva vai de encontro ao sedentarismo, principalmente em relação ao tempo dispensado ao uso de internet, e fornece qualidade de vida.
Para participar do “Minas Olímpica”, é preciso ter entre 7 e 16 anos, estudar em escola pública e residir nos bairros do entorno da UFJF, como São Pedro, Dom Bosco, Dom Orione e outros. Os interessados devem comparecer aos treinos que acontecem segundas, quartas e sextas-feiras das 8h às 10h (para os que estudam à tarde) e das 14h às 16h (para os que estudam pela manhã).
Outras informações: https://www2.ufjf.br/faefid/
Fefid (32) 2102-3266