Fechar menu lateral

Livro de docente da Faefid vira documentário e será lançado nesta quarta-feira

 

O Turnerschaft foi um dos primeiros clubes de ginástica em Minas Gerais (Foto: Divulgação)

O livro “Turnerschaft – Club Gymnastico Juiz de Fora” é fruto da dissertação de mestrado da professora substituta da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Jakeline Lisboa. A divulgação da obra e o lançamento do documentário – com base no mesmo estudo – produzido por pelo pesquisador Salcio Del Duca e realizado na Produtora de Multimeios da Faculdade de Comunicação (Facom), será nesta quarta-feira, dia 13, às 19h.no Casarão Recepções..

 

O foco do livro é a história do Turnerschaft, um dos primeiros clubes de ginástica em Minas Gerais, inaugurado em 1909 por alemães e teuto-brasileiros em Juiz de Fora. A prática de ginástica veio junto com esses imigrantes, que a chamavam de “turnen”.

Interessada pela cultura e pela imigração alemã em Juiz de Fora desde a época em que era aluna de iniciação científica, em 2005, Jakeline começou a pesquisar sobre o clube. Devido a esse interesse e por não existir na época material de estudo mais aprofundado sobre o Turnerschaft, ela pesquisou sobre o assunto durante seus dois anos de mestrado, resultando no livro. A obra une a história da imigração alemã na cidade à educação física.

Segundo a professora, a pesquisa foi muito difícil, pois precisou “garimpar” para achar documentos e artigos. Como esses papéis necessários estavam quase todos com antigos frequentadores e alunos do clube, foi feita uma busca pela história oral, o que tornou a pesquisa ainda mais complicada. Inspirado pelo livro, o pesquisador de imigração alemã, Salcio Del Duca, produziu um documentário na Produtora de Multimeios da Facom.

O livro será distribuído gratuitamente a instituições educacionais e a quem tiver interesse no conteúdo. Já o documentário, poderá ser comprado no dia de lançamento.

O Turnerschaft

Os imigrantes alemães trouxeram para Juiz de Fora uma grande riqueza cultural, principalmente, a prática de atividades físicas. Com a consolidação de alemães representativa na cidade, deu-se início a uma intensa vida social, com destaque aos encontros semanais nos parques das cervejarias, com o objetivo de promover o lazer e o encontro das famílias.

 

O livro será distribuído gratuitamente a instituições educacionais (Foto: Divulgação)

A frequente adesão a estes encontros que aconteciam em especial no Parque da Cervejaria Stiedler, situado na Avenida Sete de Setembro (onde hoje está localizado o Casarão Recepções), encorajou o então proprietário, Carlos Stiebler, a instalar aparelhos para a prática de ginástica. Esta iniciativa deu início ao que viria a ser o Primeiro Clube Ginástico do Estado de Minas Gerais, em 1909.

 

O fato de a maioria dos praticantes ser de origem alemã, o Clube recebeu a denominação de Turnerschaft, em referência ao turnen alemão. Com o desenvolvimento das atividades, a sociedade juiz-forana passou a participar destes encontros na cervejaria.

Em 1913, o clube passou a ser sediado no prédio da Liga Mineira Contra Tuberculose, onde hoje se encontra o Hemominas da cidade. Suas atividades terminaram em 1979, deixando uma importante história esportiva, com participação em diversas competições e responsável pela criação de ligas esportivas como a de basquete e atlestismo em Minas Gerais.

O Casarão Recepções fica localizado na Avenida 7 de setembro, 1.431.

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid)

KSR(12/03/13)