Fechar menu lateral

Copa 2014: condições do campo e estrutura da Faefid são elogiadas por Parreira


Parreira elogiou o gramado do campo e se mostrou satisfeito com o que viu

 

 

O ex-técnico da seleção brasileira Carlos Alberto Parreira, consultor da Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa) de Minas Gerais, visitou nesta quinta-feira, 27, o complexo esportivo da Faculdade de Educação Física (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo da visita foi avaliar a estrutura local, que pode ser aproveitada caso a cidade de Juiz de Fora receba uma seleção durante a Copa do Mundo de 2014.

 

Segundo Parreira, as principais vantagens que uma universidade tem a oferecer, no que diz respeito à estrutura para treinos físicos e técnicos de atletas profissionais, são a segurança, o conforto e a privacidade. “A cidade pode estar bem, mas nem sempre isto é o suficiente. O local de treinamento é que deve estar perfeito. Todo o conforto é necessário para os atletas, que estão sob muita pressão quando disputam um campeonato do porte de uma Copa do Mundo.”

 

 

 

Para o ex-treinador, os centros de treinamento, além da estrutura esportiva, devem oferecer privacidade e conforto aos atletas

 

 

O ex-treinador, que esteve com a seleção brasileira nas universidades americanas de Stanford e Santa Clara, durante a Copa do Mundo de 1994, ficou satisfeito com o complexo da UFJF. “Qualquer seleção se sentiria bem treinando aqui.” Durante a visita ao complexo esportivo da universidade, Parreira foi acompanhado por uma comitiva da Secopa, liderada pelo secretário interino, Faud Noman. Também esteve presente a diretora da Faefid, Edna Martin, e o secretário municipal de Esporte e Lazer, Renato Miranda. O consultor avaliou a piscina, os vestiários, a sala de musculação e o campo de futebol da Faefid. Ele fez elogios ao gramado do campo e disse confiar nas melhorias prometidas pela instituição. “Existe a necessidade de melhorias nos vestiários e no ginásio. Até o final do ano elas estarão prontas.”

 

Parreira destacou que, para que a cidade receba uma seleção durante a Copa de 2014, é preciso seduzir a delegação, causar boa impressão, principalmente quanto às instalações para prática desportiva. “A primeira impressão é muito importante. Costuma ser ‘chegou, gostou’. E a minha primeira impressão é de que uma seleção tem tudo para se sentir satisfeita aqui.” Em agosto deste ano, Juiz de Fora foi selecionada pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) para estar entre os 54 centros de treinamentos de 14 estados do país. De acordo com a Fifa, caberá a cada seleção escolher o seu Centro de Treinamento (CTS) após o sorteio dos grupos para a Copa de 2014.

O consultor da Secopa também visitou o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e o Village Haras Morena, em Matias Barbosa, que se candidata a hospedar uma seleção caso a Zona da Mata mineira seja escolhida como sub-sede. Parreira apontou a localização de Juiz de Fora como fator de peso a favor da região. “Uma boa localização facilita muito a logística de uma seleção, já que os jogos das copas do mundo são realizados em cidades que, às vezes, são muito distantes umas das outras.”

Outras informações: Faculdade de Educação Física – (32) 2102-3292

Assista o vídeo da entrevista de Carlos Alberto Parreira clicando no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=WYELCmp3_ig

KSR(27/09/12)