Projetos de três grupos PET recebem financiamento da Fapemig

Alunos do PET Civil pretendem divulgar conceitos e práticas da engenharia por meio da Olimpíada da Civil

Três programas de educação tutorial (PET) da UFJF receberão, juntos, R$ 36 mil para apoio a projetos e iniciativas desenvolvidas pelos alunos integrantes dos grupos. Os recursos vêm da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que divulgou o resultado na última sexta-feira, 31. A agência investirá cerca de R$500 milhões em 44 trabalhos de universidades e instituições de ensino mineiras.

Os PETs contemplados são dos cursos de Comunicação Social, Engenharia Civil e Educação Física. Na comunicação, a aplicação do montante será através do “Núcleo de Produções Audiovisuais”, com atuação em escolas públicas, atividades de ensino junto aos alunos da faculdade e pesquisa em audiovisual pelos bolsistas. Segundo o tutor, Francisco Pimenta, a intenção é ampliar o trabalho do Laboratório de Mídias Sociais, que já desenvolve atividades nesses moldes e incentivar a criação de produções audiovisuais que atendam aos anseios das comunidades envolvidas. Os materiais serão expostos em pequenos festivais e na internet, para “fazer com que o trabalho desenvolvido pelos alunos, com foco na comunidade, alcance a necessária visibilidade social”, completa.

O projeto a ser desenvolvido pelo PET da Engenharia Civil é a “Olimpíada da Civil: Uma Atividade Integradora de Ensino, Pesquisa e Extensão”. O evento, que já está na 8ª edição, visa identificar, na prática, os conceitos aprendidos em sala de aula e interagir equipes e cursos. “É aberto para alunos de todos os cursos da UFJF, além de misturar, nos grupos, estudantes do primeiro ao último período da faculdade”, explica a tutora do grupo, Michèle Farage. Segundo ela, a cada ano aumenta o número de participantes e, com isso, a intenção é “divulgar as práticas da engenharia e atrair estudantes para a faculdade”.

Outra atividade que será realizada com o financiamento recebido é a integração com alunos de escolas públicas de Juiz de Fora. Segundo Michèle, “os petianos realizam um evento semelhante à Olimpíada com os estudantes. Acontecem as mesmas construções de pontes, mas de uma forma simplificada”, completa. Este ano, pela terceira vez, a Olimpíada fará parte da programação da Semana da Engenharia, evento que acontece há 30 anos.

A equipe do PET de Educação Física, representada pela tutora, Ludmila Mourão, foi contemplada com o financiamento para o projeto de “Ensino de Lutas para a Cidadania”. O programa visa desenvolver atividades e ensino de lutas para alunos de 6 a 14 anos do Instituto Jesus, uma entidade sem fins lucrativos que assiste crianças e adolescentes do bairro de Lourdes, em Juiz de Fora. Segundo Ludmila, há um ano o PET já realiza aulas de dança, ginástica e arte na instituição, mas faltavam equipamentos para melhorar a qualidade do serviço prestado. “As crianças estão loucas para aprender as lutas. A intenção é desenvolver a solidariedade e trabalhar valores olímpicos”, ressalta.

O Programa de Educação Tutorial

Iniciativa do Ministério da Educação, o PET foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integrem ensino, pesquisa e extensão. Os alunos participantes, sob a orientação de um tutor, realizam atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica e atendem às necessidades do curso de graduação. No programa, estudante e tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

De acordo com o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, o financiamento busca contribuir para a elevação do nível de qualificação dos estudantes, com foco na multidisciplinariedade e no diálogo entre pesquisadores e sociedade.

Outras informações:

KSR(05/09/12)