Fechar menu lateral

Professor da UFJF integrará a Academia Brasileira de Treinadores

 

Técnicos de atletismo, ginástica artística e natação selecionados pelo COB farão curso preparatório e uma das disciplinas será ministrada pelo prof . da UFJF, Jeferson Vianna. (Foto: Wagner Carmo_Inovafoto_COB)

A experiência e os conhecimentos do professor Jeferson Vianna serão compartilhados com treinadores de todo o Brasil na recém criada Academia Brasileira de Treinadores (ABT).

 

Chefe do Departamento de Desportos da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF), Jeferson foi o único convidado de Minas Gerais a fazer parte do corpo de profissionais selecionados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que irá aprimorar o desempenho dos treinadores brasileiros para as Olimpíadas.

Vianna é cadastrado pelo COB como facilitador e trabalhará no projeto ao lado de grandes técnicos medalhistas olímpicos, como Bernardinho e José Roberto, e também com aproximadamente 30 doutores (psicólogos, sociólogos, médicos, fisiologistas) vindos de outras Universidades Federais. A previsão é de que o curso preparatório atenda a três modalidades esportivas por ano e seja desenvolvido através de oito módulos presenciais, outros três à distância e mais um módulo de estágio, cujo foco será voltado para as áreas de Esporte de Formação e Esporte de Rendimento. As atividades serão desenvolvidas com o intuito de melhorar o sistema de preparação esportiva e suprir a carência na formação do técnico de alto rendimento no país e, ao final de todos os módulos, os treinadores formados na ABT serão certificados por meio de um brevê.

 

Especialista em Treinamento Resistido e Personal Training, o docente atuará na disciplina de Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo. Ele já elaborou o material didático que será apresentado aos professores das três primeiras modalidades (atletismo, ginástica artística e natação) e em outubro estará no Comitê para ministrar o módulo presencial. Jeferson acredita que, pensando especificamente na próxima Olimpíada, o impacto do curso ainda será modesto, mas explica que este projeto é para médio e longo prazo. “Percebemos que nossos treinadores carecem de melhor preparo em áreas relacionadas ao seu campo de atuação e essas informações poderão ser extremamente positivas para sua formação. Além disso, todos os técnicos brasileiros terão que fazer estágios de aproximadamente 160 horas com algum técnico especialista na sua área, de referência internacional, e poderá estagiar em qualquer parte do mundo. Este intercâmbio é vital para a atualização profissional.”

 

O professor também considera que o aprofundamento dos conhecimentos e vivências multiesportivas, possibilitados pela Academia Brasileira de Treinadores, elevará o conceito dos nossos profissionais e atletas no cenário internacional a longo prazo. “Em algumas modalidades esportivas já alcançamos essa excelência. Precisamos ampliar esse leque de expertises e o pensamento do Instituto Olímpico Brasileiro é atingir em pouco tempo essa excelência em pelo menos 14 modalidades olímpicas.”

O Comitê e a Academia

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é uma organização não governamental que trabalha na gestão técnica-administrativa do esporte e no desenvolvimento dos esportes olímpicos no Brasil. Sua missão é atuar no esporte de alto rendimento; liderar a estratégia de desenvolvimento do esporte e de preparação de modalidades olímpicas e contribuir com os formadores (clubes, escolas, associações, estados municípios) na inserção social através do esporte, à prática da cidadania e à formação de atletas.

O COB elaborou um Mapa Estratégico, que tem por objetivo executar sua missão e tornar e manter o Brasil uma potência olímpica. Dentro das ações previstas no Mapa, estava a criação da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). A Academia é mais uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro e foi lançada no dia 11 de julho deste ano, em solenidade que contou com a presença de diversos presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas, integrantes do departamento de esportes do Comitê Organizador Rio 2016; gerentes da superintendência executiva de esportes do COB e treinadores.

Os Cursos

Profissionais de Educação Física, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física e também na Confederação Brasileira da respectiva modalidade em que trabalham, podem ingressar nos cursos da ABT. A primeira turma será composta pelos profissionais inscritos até este mês e aprovados no processo seletivo. As atividades terão início em outubro deste ano, finalizando em setembro de 2014.

Outras Informações: http://www.cob.org.br/ – Comitê Olímpico Brasileiro

KSR(27/08/2012)