A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe nesta sexta-feira, 16, o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, que visitará as instalações da instituição e se reunirá com diretores de unidade e membros da administração superior. A chegada dele através de avião da Força Aérea Brasileira, no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, está prevista para as 14h, mas o horário ainda deverá ser confirmado pela assessoria do Ministério da Educação (MEC).
Para o reitor Henrique Duque, a vinda de Mercadante sinaliza “que a UFJF está no caminho certo”. Segundo ele, o ministro “poderá conferir in loco como o trabalho realizado a quatro mãos, pela Universidade e o MEC, tem acrescentado para a educação superior”.
A reunião de trabalho com os diretores de unidade, pró-reitores e coordenadores da administração superior acontecerá no Anfiteatro da Reitoria. Duque espera que a presença de Mercadante “favoreça e estreite o diálogo com o MEC, o que facilita a busca de mais benefícios para a UFJF, seja no ensino, pesquisa ou extensão”. Porém, declarou não estar definida a pauta do encontro.
Mudanças
Aloísio Mercadante foi convidado a assumir o Ministério da Educação em janeiro de 2012, devido à saída de Fernando Haddad para concorrer a Prefeitura de São Paulo. Entre as mudanças mais recentes anunciadas, está a nova regulamentação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) anunciada esta semana.
Uma das alterações nas regras do exame é sobre a definição de estudante concluinte. Agora, além dos formandos em 2012, estão também obrigados a fazer a prova os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até agosto de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído, até o término das inscrições, mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso.
Exposição
Na ocasião da visita do ministro, o fotógrafo Alexandre Dornelas lança a exposição “Novo tempo para educação em Governador Valadares” com imagens feitas do futuro local do campus da UFJF na cidade do Leste Mineiro. São 40 fotos tiradas no último dia 2 de março durante o lançamento da pedra fundamental da cidade universitária. A exposição ficará em cartaz no hall de entrada da Reitoria por tempo indeterminado.
Outras informações: (32) 2102-3967
KSR(15/03/12)