A espera foi grande, mas neste final de semana os juiz-foranos vão poder participar pela primeira vez de uma das maiores competições de vôlei do mundo: a Superliga 2011/2012. O Vôlei-UFJF entra em quadra neste sábado, às 19h, no ginásio da Faculdade de Educação Física, contra o atual terceiro colocado do torneio, o Vôlei Futuro, de Araçatuba (SP).
Remodelada, a Superliga vem com diversas alterações em relação à temporada passada. O número de times caiu de 15 para 12: BMG/Montes Claros (MG), BMG/São Bernardo (SP), Cimed/SKY (SC), Londrina/Sercomtel/Martminas (PR), Medley/Campinas (SP), RJX (RJ), Sada Cruzeiro (MG), Sesi-SP, UFJF (MG), Vivo/Minas (MG), Vôlei Futuro (SP) e Volta Redonda (RJ).
Os jogos casados acabaram, quando um time de Minas Gerais, por exemplo, viajava para São Paulo e passava lá a semana enfrentando rivais daquele estado. O campeonato começa um mês depois do que em 2010.
Entretanto, uma mudança, tida como a mais impactante, é no que diz respeito ao sistema de pontuação, que passará a seguir o da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e que é adotado na Liga Mundial e na Copa do Mundo. Nesse sistema, times que vencerem seus jogos por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 garantem 3 pontos. Quando o jogo for para o tie-break, quem ganhar leva 2 pontos e o perdedor, 1.
A primeira fase será classificatória, no qual as equipes jogarão em sistema de turno e returno, com a última rodada marcada para sábado, 10 de março. Quem ficar entre as oito equipes melhores colocadas ao final das 22 rodadas avança para as quartas-de-final – na segunda quinzena de março –, realizadas numa série melhor-de-três jogos, assim como nas semifinais, que acontecem no início de abril. A final será disputada dia 21 do mesmo mês, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em jogo único.
Os ingressos para a estreia já estão esgotados. Na hora do jogo não haverá venda.
Outras informações: (32) 3212-0680 – Assessoria de Comunicação do Vôlei-UFJF
KSR(09/12/11)