A seleção brasileira de vôlei juvenil venceu a equipe argentina por 3 sets a 1 neste domingo, 29. Com o resultado, o saldo da série de três amistosos foi positivo para o Brasil, que venceu também na última sexta. O primeiro set ficou para os hermanos, 28 a 26. Nos seguintes, em uma disputa apertada, só deu Brasil: 25 a 22 no segundo e terceiro sets, e 26 a 24 no quarto.
Na sexta, o Brasil venceu de virada no quinto set (29/31, 22/25, 32/30, 25/17 e 15/11). No sábado, a decisão ficou também para o tie break, mas a Argentina é quem levou a melhor (25/21, 25/21, 21/25, 20/25 e 12/15, leia abaixo). As partidas foram no ginásio poliesportivo da Faculdade de Educação Física da UFJF.
Os confrontos fazem parte da preparação das equipes para a disputa do Campeonato Mundial da categoria, que será disputado no Rio de janeiro, entre os dias 1º e 10 de agosto. O Brasil é o atual campeão mundial juvenil e lutará pelo quinto título da história (93, 01, 07 e 09).
No sábado, Argentina dá o troco
Mais uma vez, Brasil e Argentina fizeram um jogo emocionante e bem disputado tecnicamente. No entanto, no sábado 28, a seleção brasileira juvenil masculina não conseguiu superar os hermanos e foi derrotada, de virada, por 3 sets a 2 (25/21, 25/21, 21/25, 20/25 e 12/15), em 2 horas e 11 minutos.
O Brasil jogou desfalcado de quatro jogadores essenciais na vitória no primeiro amistoso. O levantador Vitor Gelli, com dores no joelho direito; o central Rafael Guimarães, com dores no ombro; o ponterio Lucas Loh, com uma pequena torção no tornozelo direito; e o central Bernardo, com uma fadiga na coxa, não puderam atuar.
Mesmo assim, o treinador Leonardo de Carvalho elogiou o desempenho do grupo nos sets iniciais. “Nas duas primeiras parciais tivemos uma atuação excepcional. A Argentina, como no primeiro jogo, errou muito pouco e apresentou um excelente volume de jogo. No terceiro set, demos uma relaxada. No quarto, tivemos a chance de fechar a partida e não conseguimos. No tie-break, começamos muito mal, perdendo por 8/2. Chegamos a encostar e marcar 8/7, mas, no final, a Argentina foi melhor”, avaliou o técnico do Brasil.
Para a terceira e última partida desta série amistosa, o técnico espera que o time continue apresentando um bom voleibol. “Este jogo teve um alto nível técnico. Temos que continuar jogando neste nível o tempo inteiro, com regularidade. Não podemos ter oscilações, como aconteceu hoje conosco e, ontem, com a Argentina”, destacou Leonardo de Carvalho.
O Brasil começou a partida com a seguinte formação: Quaresma, Rafael Araújo, Hugo, Lucarelli, Otávio e Matheus. Líbero – Kachel. Depois, entraram: Marcelo Hister, Renan, Lucas Loh e Victor Hugo.
Depois dos amistosos contra a Argentina, o Brasil treinará durante duas semanas no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ), para, em seguida, fazer mais uma excursão pela Europa. O time enfrentará a Rússia, atual campeã européia, e a Sérvia, equipe que, em 2009, quando jogou a categoria infanto-juvenil, foi campeã mundial.
Com informações da Assessoria de Comunicação da CBV