Mestrandas apresentam dissertações sobre dança em cadeira de roda e diagnóstico de doença bucal

Evento dança em cadeira de rodas em Juiz de Fora

Evento ocorrido em Juiz de Fora (divulgação do CBDCR)

Dança em cadeira de rodas e diagnóstico mais preciso de doenças bucais são temas de dissertações de mestrado defendidas nesta segunda-feira, dia 2, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Às 13h, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefi), o tema “Dança esportiva em cadeira de rodas: Construção/Constituição, Equívocos e Legitimidade” será apresentado pela mestranda Michelle Barreto do Programa de Pós-graduação em Educação Física. A dança esportiva em cadeira de rodas é uma modalidade competitiva praticada em duplas em dois estilos: o duo dance, com dois atletas em cadeira de rodas; e o combi, também com dois competidores, sendo um cadeirante e o outro não.

Segundo Michele – orientada pela professora Eliana Ferreira, presidente da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (CBDCR) e docente da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) -, a ideia do trabalho surgiu na graduação. “Sempre trabalhei com dança artística para deficientes. Ao conhecer a professora Eliana, decidi por pesquisar a dança esportiva, área de trabalho dela.” De acordo com a mestranda, o estudo começou a partir da necessidade de entender como a dança esportiva em cadeira de rodas, sem raízes na cultura brasileira, constituiu-se e consolidou-se no país, por meio de fatos e depoimentos.

Para realizar o trabalho, Michele pesquisou documentos da CBDCR e entrevistou sete atletas que fazem parte da Confederação desde sua criação, em 2001. A mestranda também visitou outros países durante o estudo. “Com o trabalho, tive experiências internacionais. Fui para México e Malta, para conhecer a realidade da dança em outros países”.

Sobre sua dissertação, Michele acredita que será um ponto de referência para as próximas pesquisas sobre o assunto, já que, em 2011, faz dez anos da implantação do esporte no país. “É um trabalho importante para a confederação e para os atletas. Contar essa história vai engrandecer o trabalho dessas pessoas. Acredito que esse trabalho vai se tornar referência na pesquisa sobre esse tipo de dança.”

O Programa de Pós-graduação em Educação Física, modalidade mestrado, é oferecido em associação entre o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (DES-UFV) e a Faefid.

Doenças bucais

Ana Cristina Beghini e Karina Devito  - mestrado Odonto

Ana Cristina pesquisou o tema com a orientação da professora Karina Devito (Foto: Rafael Prado)

A preocupação com um diagnóstico mais preciso de diversas doenças bucais foi o tema pesquisado pela mestranda em Odontologia Ana Cristina Beghini. Orientada pela professora Karina Devito, a aluna apresentou seu trabalho às 9h, na Faculdade de Odontologia. Segundo Ana Cristina, muitas das dores e outras doenças bucais poderiam ser evitadas com um diagnóstico preciso feito com a ajuda de uma radiografia.

A dissertação da mestranda pretende facilitar o trabalho dos dentistas e melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes. A pesquisa demonstra que existem tipos de cerâmica – material usado nos tratamentos dentários – melhor identificáveis no raio x .

“O número de radiografias que é prejudicado em razão do tipo de cerâmica usada é muito grande. Constatando que existe diferença de radiocapacidade nas variadas cerâmicas, e identificando quais os componentes delas que melhor reagem ao raio x, o dentista poderá escolher qual atenderá de maneira mais adequada ao tratamento do paciente.”

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid)

(32) 2102-3851 (Faculdade de Odontologia)

www.gime.ufjf.br

www.ufjf.br/pgedufisica