Na última sexta- feira, dia 19, a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediou a abertura dos Jogos Universitários de Juiz de Fora (JUJF). A cerimônia foi marcada pelo desfile das delegações participantes e pronunciamento dos organizadores. A diretora da Faculdade de Educação Física, Edna Ribeiro Hernandez Martin, representou a administração superior da UFJF.
Logos após a abertura aconteceram as primeiras disputas: handebol feminino entre as equipes da UFJF e do Instituto Metodista Granbery; e futsal masculino entre os times do Granbery e da Faculdade Suprema. Na segunda rodada, a Universo enfrentou o Vianna Jr. no futsal masculino e, o Instituto Vianna Júnior. jogou contra a UFJF no handebol masculino.
Na sua terceira edição, os Jogos Universitários vêm com o objetivo de estimular o esporte universitário dentro das instituições de Juiz de Fora além de promover intercâmbio sociocultural esportivo com troca de experiência entre os participantes, ressalta o coordenador geral do evento, Basileu Rodrigo de Gouveia Tavares. A intenção, segundo ele, é incluir Juiz de Fora no circuito nacional do esporte universitário.
A diretora da Faefid, Edna Ribeiro, afirma que as expectativas com relação ao esporte são sempre as melhores, e que a Faculdade e a UFJF pretendem, por meio de sua infraestrutura de qualidade, em níveis internacionais, oferecer ao público um evento muito bem organizado, onde poderão usufruir de um espaço que acolhem com características técnicas e também humanas.
Detentora do título do ano passado, a UFJF, que teve o maior número de pontos, seguidos do Vianna Jr. e da Suprema, pretende manter esta posição. A jogadora de handebol da UFJF Tuany Bastos, 20 anos, chegou à final da edição anterior, tendo perdido para o Vianna Jr. “Acho que o time está mais forte esse ano, estamos com mais disposição, querendo vencer, acho que temos mais chances.”
O técnico de futsal da Universo, Valmir Teixeira, foi campeão no ano passado. Ele ressalta que pretende alcançar o tricampeonato: ”Este ano estamos com a equipe renovada, a base foi mantida, mas chegaram alguns reforços, com isso acho que a equipe está melhor”. Um desses reforços é o ex-aluno da UFJF, Gustavo Neves. “Participei de todas as edições dos Jogos Universitários, este ano é o primeiro que jogo pela Universo. O time é muito bom, acredito que poderemos ser campeões.”
Os vencedores serão premiados com medalhas e troféus para os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada modalidade. Os destaques também receberão medalhas especiais, sendo escolhidos dois deles, um masculino e um feminino, que receberão troféus indicando que entre os destaques estes foram os principais. Além disso, as três melhores instituições no ranking geral de pontos serão premiadas com a taça dos Jogos Universitários.
O JUJF 2010 ratifica a valorização do esporte em Juiz de Fora, com a contratação de novos profissionais e até mesmo com a criação de bolsas para atletas, Basileu revela que, com isso, os objetivos dos Jogos Universitários têm sido alcançados. Nesta edição, mesmo com recursos reduzidos conseguiram realizar o evento em um ano que ele descreve como de confirmação. “2008 foi um ano de resgate, em 2009 de expansão e, este ano, de confirmação dos jogos”. Para o próximo ano a organização pretende voltar com a premiação para a torcida, que ocorreu em 2009.
Confira a tabela dos jogos aqui
Os resultados podem ser conferidos aqui
Outras informações: www.jujf2010.com.br