Fechar menu lateral

Complexo esportivo garante salto na qualidade do ensino e poderá preparar atletas de ponta

Uma defasagem de 30 anos foi recuperada na noite de ontem, dia 24, com a inauguração das obras de infraestrutura esportiva da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). De campo de futebol a estúdio de pilates, as novas instalações impressionaram as autoridades presentes e foram classificadas como de “primeiro mundo” pelo ministro do Esporte, Orlando Silva. Para a diretora da Faculdade, professora Edna Marin, “nosso time sempre foi forte, mas sem campo para treinar. No cenário nacional, agora estamos sendo convocados para a grande seleção”.

Segundo o ministro, a política do Governo Federal é a de dotar as universidades polo regionais para aprimoramento técnico de atletas – alternativa para melhorar o desempenho do país nas Olimpíadas de 2016. “Uma medida estratégica para que o esporte evolua no Brasil é ligar esporte e educação, esporte-escola, esporte-universidade”. Além de beneficiar a descoberta de novos talentos e possibilitar treinamentos de alto rendimento, o complexo da Faefid “credencia a cidade para receber uma seleção do mundo em 2014 e equipes de um ou mais países nas Olimpíadas do Rio de Janeiro”, afirmou o ex-secretário executivo da pasta, Wadson Ribeiro. A localização privilegiada de Juiz de Fora, o clima ameno, a infraestrutura hoteleira e de serviços foram os fatores apontados por Orlando para fazer da cidade base campi dos times. “A cidade, eu espero, deve apresentar um projeto ao comitê organizador da FIFA, mostrando essas vantagens comparativas que possui”.

Apesar de não haver nada ainda acertado para os mundiais de 2014 e 2016, o complexo já garantiu a realização de outros jogos internacionais. A decisão de trazer o Pan-americano Escolar, a ser realizado em agosto em Juiz de Fora, só foi possível graças às novas instalações da Faculdade, como apontou o próprio prefeito, Custódio Mattos. Para ele, o reitor desta vez se excedeu. “Achei que isso aconteceria com a inauguração do Jardim Botânico esta semana [dia 22], mas foi hoje”. “Nem no melhor dos meus sonhos imaginava algo assim. Estou me sentindo em Harvard”.

Investimentos e aprendizado

Foram empregados R$ 16 milhões em quase dois anos de obras. O complexo abrange duas piscinas, quadras poliesportivas para futsal, vôlei, basquete, handebol e outras práticas, campo de futebol society, reforma em ginásio poliesportivo, duas quadras de tênis, uma de peteca e outra de badminton, cobertura de arquibancadas, pista de atletismo, estúdio de musculação e de pilates. Para Orlando, o reitor soube multiplicar os recursos, trabalhando a topografia do local para poder reduzir custos. Além disso, a recuperação levou em conta a sustentabilidade, pois o aquecimento da piscina é feito através de energia solar e a manutenção da área gramada do campo e da pista de atletismo conta com água reaproveitada da chuva.

De acordo com a diretora Edna, a nova estrutura deixa a Faefid mais qualificada para o ensino, pesquisa e extensão. Além de ampliar os programas voltados para o esporte educacional e social, com atendimento da comunidade através da extensão, a Faculdade pretende agora fazer parte da Rede Cenesp (Centro de Excelência Esportiva), do Ministério do Esporte. A rede promove o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica na área do esporte, treinamento e aperfeiçoamento de atletas, tendo como objetivo detectar, selecionar e desenvolver talentos esportivos, especialmente nas modalidades olímpicas e paraolímpicas. Hoje, existem nove centros no país (UPE, UDESC, UEL, UFMG, UFRGS, UFSM, UnB, Unifesp e USP) e, segundo o ministro, basta a diretora entrar em contato com a sua equipe para providenciar a inclusão da UFJF na rede.

O aluno do 7º período, Carlos Eduardo de Andrade, pôde acompanhar, durante o curso, as obras executadas, confirmando os ganhos acadêmicos com a mudança das instalações. “Pra gente, quanto melhor a estrutura, melhor o aprendizado. Os professores também terão nas mãos materiais que não tinham acesso antes e isso tudo torna a formação mais completa”. Em comparação à Faefid de antes, Carlos Eduardo exemplifica: “No caso do atletismo não tínhamos raia e, por isso, não havia como simular competições”. Pelo menos por mais um ano e meio, até se formar, ele terá a chance de usufruir da nova estrutura.

Para o reitor, muda a capacidade da Educação Física e da UFJF no cenário brasileiro e até internacional. “Tenho certeza que a faculdade vai saber zelar, aprimorar cada dia mais esse parque, que é um verdadeiro laboratório para a faculdade. Atendendo não somente o meio acadêmico, como também todo cidadão de Juiz de Fora e região”.

Mais inagurações

Durante a tarde, em visita às obras de construção de duas quadras poliesportivas no Colégio João XXIII, o reitor e o ministro foram recebidos ao som de “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga, cantado pelo Coral Infanto-Juvenil do colégio. A nova estrutura também recebeu investimentos do Ministério do Esporte. Conforme o fiscal da obra, Julio Regis, em 15 dias ela deve ser encerrada. Falta pintá-la, fechar as laterais e instalar iluminação. O piso, arquibancada e cobertura estão prontos. “Vai ficar um lugar legal para ter aula”, afirma o estudante do 3º ano C do Ensino Médio Felipe Scaldini.

Em seguida, a comitiva conheceu o projeto do ministério, a Fábrica de Materiais Esportivos, no Bairro Santa Terezinha, na Zona Nordeste. Cerca de 150 pessoas, inclusive na penitenciária local e no Bairro Igrejinha, estão envolvidas na fabricação de bonés, bolas, camisas e outros itens que são distribuídos em escolas e programas do Governo Federal. A UFJF atua por meio da incubadora de cooperativas Intecoop, que capacita os cooperados da fábrica.

Às 17h, foi inaugurada a pista de caminhada no anel viário, a qual, ao longo de seus 2.139 metros, recebeu nova camada de concreto armado, foi pintada de verde, com tinta esportiva antiderrapante, ganhou grafismos e indicações de distância, além de ter placas removíveis, que ficam nas bordas do passeio, recuperadas ou trocadas.

Outras informações: (32) 2102-3281 – Faculdade de Educação Física

FSS(28/06/2010)