Fechar menu lateral

Maior Complexo Esportivo da região é inaugurado na UFJF

Com investimentos que ultrapassam R$ 16 milhões serão inauguradas nesta quinta-feira, dia 24, às 18h, as obras do Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os recursos para a viabilização das obras foram provenientes do Ministério do Esporte e da Universidade (ver quadro). A cerimônia contará com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, e outras autoridades. Durante o dia, o reitor Henrique Duque e a comitiva ministerial visitam as quadras do Colégio de Aplicação João XXIII e a pista de caminhada no campus.

O complexo abrange duas novas piscinas, quadras poliesportivas para futsal, vôlei, basquete, handebol e outras práticas, campo de futebol society, reforma em ginásio poliesportivo, duas quadras de tênis, uma de peteca e outra de badminton, cobertura de arquibancadas, pista de atletismo, estúdio de musculação e de pilates.

Segundo a diretora da Faefid, professora Edna Ribeiro Hernandez Martin, está sendo inaugurada uma nova Faculdade de Educação Física. “Todas as novas instalações, como piscina, campo e quadras são nossas salas de aula.” O complexo olímpico que existia era da década de 80.

Do ensino à extensão

Para Edna, apesar de algumas obras, como o campo de futebol e o parque aquático, terem grande destaque pelo alto investimento, todas são fundamentais e de igual importância para a faculdade: “Poderemos investir muito em ensino, pesquisa e extensão, além de oferecer um excelente espaço para sediar eventos esportivos”.

De 23 a 30 de agosto deste ano, a UFJF receberá algumas modalidades dos Jogos Pan-Americanos Escolares, o que projetará a universidade no cenário internacional de infraestrutura esportiva.

Segundo a presidente da Atlética da UFJF, Luana Fraga da Silva Leite, as reformas representam uma grande melhoria no ensino. “Os atletas estarão mais interessados e teremos mais condições para treino e jogos.” Para o pró-reitor de Infraestrutura, Márcio de Oliveira Resende de Souza, o complexo esportivo situa a UFJF em posição privilegiada entre as universidades brasileiras.

A diretora da faculdade ainda ressaltou que a Faefid está de portas abertas e será uma grande alegria partilhar esse momento com toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. “Reconhecemos o investimento federal, sobretudo, do reitor. Ele teve grande empenho em conseguir recursos para a realização dessas obras, valorizando o esporte e beneficiando não só os alunos da faculdade, como os de toda a Universidade e a comunidade em geral.”

Os recursos foram utilizados, ainda, nas obras das quadras cobertas no Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF. O objetivo é dar melhores condições aos alunos e aos profissionais nas aulas de Educação Física e estimular a prática esportiva. O ministro, o reitor e demais autoridades visitarão as obras das novas quadras no João XXIII às 15h. O ato será antecedido pela apresentação do coral infanto-juvenil do colégio. Às 17h, no campus, o ministro do Esporte e o reitor inauguram a pista de caminhada da Universidade.

As obras

Parque aquático: piscina semiolímpica com oito raias e uma infantil, ambas aquecidas por sistema solar. A edificação possui arquibancada, vestiários, sala de musculação e salas de aula para o suporte acadêmico.

Ginásio Poliesportivo: foi reformado. Ganhou piso flutuante, que minimiza os impactos nas articulações dos atletas, além de arquibancada com cadeiras para um público de 900 pessoas, placares eletrônicos e sistema de iluminação. A pintura do piso da quadra atende a normas internacionais. A estrutura metálica do telhado também sofreu modificações, substituída por telhas termoacústicas, para não prejudicar demais eventos no caso de jogos simultâneos. Para facilitar as transmissões de jogos, a área conta ainda com rede wireless. A iluminação segue as normas internacionais e é posicionada na lateral do ginásio de forma a não ofuscar a visão de atletas e expectadores durante a realização dos jogos.

Quadra poliesportiva: preparada para receber a prática de futsal, voleibol e basquetebol, com revestimento anti-impacto em resina de poliuretano. Coberta com telhas acústicas.

Campo de futebol society: coberto e com piso em grama sintética.

Campo de futebol: o gramado foi substituído e conta com sistema de drenagem e irrigação automática através de sistema temporizado. A grama Bermuda Tifton ITG-6 é a mesma que foi utilizada na reforma do Maracanã. A nova arquibancada recebeu cerca de 3.600 cadeiras e cobertura em estrutura metálica espacial, com cabines de TV/Rádio e banheiros para o público. Para permitir eventos noturnos, foram instaladas seis torres de iluminação com 72 projetores de luz do tipo vapor metálico, totalizando 148 KW de luz, que garantem iluminação, inclusive, para filmagens com alto grau de definição de cores.

Pista de atletismo: o piso é o mesmo do último mundial de atletismo de Berlim e poderá abrigar competições de nível internacional. A nova pista será a primeira da cidade construída segundo os parâmetros recomendados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e pela Federação Internacional de Esporte Amador, que recomendam uma pista oficial com 400m de comprimento e oito raias. O piso é de material sintético, feito de borracha aglutinada. Esse material proporciona mais possibilidade de desenvolvimento para o atleta porque diminui o risco de lesões, além de ser antiderrapante e resistente a raios ultravioleta. Para complementação dos esportes olímpicos, o campo de futebol possui estruturas para lançamentos de dardos, martelo, disco e peso.

Mais quadras: duas de tênis, uma de peteca e outra de badminton, estúdio de musculação e de pilates.

Paisagismo e acessibilidade: toda a área da faculdade recebeu intervenções paisagísticas, e os locais de práticas esportivas foram construídos visando a acessibilidade física, notada pelo uso de rampas e passarelas.

Confira o que já foi publicado sobre o Complexo Esportivo

Nova estrutura da Faefid garante realização de Pan Escolar em JF – Revista Novo Tempo, da UFJF, março de 2010

Novo complexo esportivo entra em campo –  Jornal da UFJF, edição nº 2

Ex-alunos da UFJF e membros do Clube Panathlon visitam obras da Faefid

Novo projeto paisagístico é desenvolvido na UFJF

Secretário-executivo do Ministério do Esporte visita obras na Faefid

Pan-Escolar ocorrerá no melhor padrão internacional na UFJF afirma vice-presidente de confederação

UFJF será a principal arena dos Jogos Pan-Americanos Escolares

Secretário anuncia pan-americano do ensino médio na Faefid

Para presidente de confederação, Faefid se tornará referência e poderá sediar eventos nacionais e internacionais

Faefid avança em obras e recebe mesmo tipo de grama usada no Maracanã

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid)

www.faefid.ufjf.br

Marina Vidal – estudante de Comunicação Social

Shirlei Gonçalves – estudante de Letras (revisão)

Os textos são editados por jornalistas da Diretoria de Comunicação

FSS(24/06/2010)