Fomentar o esporte local por meio da prática desportiva do vôlei e descobrir novos talentos, criando oportunidades de inserção social a jovens e adolescentes em bairros periféricos da cidade. Esse é o objetivo do Projeto Social Esportivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a MRS Logística e a Prefeitura de Juiz de Fora.
O primeiro núcleo do projeto, implantado na Escola Olinda de Paula, no Bairro Jardim Esperança, começa a funcionar nesta terça-feira, dia 30. As aulas, ministradas às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h30, com supervisão de bolsistas de extensão da UFJF, atenderá a 30 jovens de 11 a 14 anos, do sexo masculino, matriculados em escolas da região e que apresentem bom rendimento acadêmico. Os alunos terão aulas sobre os fundamentos do esporte, as regras do jogo e a organização tática.
Maurício Bara, coordenador do time de vôlei da UFJF e do projeto, explica que o objetivo inicial é apresentar o vôlei a esses jovens, fomentando, assim, o esporte local por meio da prática desportiva. “Queremos difundir o vôlei e, quem sabe, descobrir novos talentos nesses bairros periféricos. A cidade sempre foi um grande celeiro e despontou grandes atletas no cenário nacional, queremos resgatar esta tradição.”
Além do núcleo no Bairro Jardim Esperança, outras duas unidades funcionarão em breve, uma delas na UFJF e a outra ainda sem local definido. “O núcleo na Universidade no final de abril já estará funcionando, só estamos esperando o término das obras na Faculdade de Educação Física e Desporto (Faefid). Em relação à outra unidade estamos à procura de um local que atenda as especificidades do projeto.”
No total, os núcleos atenderão até cem crianças e jovens. Os interessados em participar devem procurar o bolsista responsável na escola onde a unidade está localizada, no horário das aulas.
FSS(31/03/2010)