Fechar menu lateral

UFJF e sua torcida conquistam título de campeãs dos Jogos Universitários

1

Sob chuva de papel prateado e ao som de “We Are The Champions”, do Queen, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) consagrou-se, nesta quarta-feira, dia 7, campeã geral dos Jogos Universitários 2009. A instituição foi a que obteve os melhores resultados entre as onze modalidades disputadas, conseguindo 50 medalhas, sendo 23 de ouro. As conquistas da noite não pararam por aí. Os atletas de destaque geral da competição também são da Universidade, assim como a torcida, que faturou o prêmio principal de R$ 2.700 como a mais empolgada e criativa. O prêmio foi patrocinado por uma empresa.

“Parabéns a todos os atletas, que são a grande estrela desse evento. Estive no Ministério dos Esportes ontem (dia 6) e, no ano que vem, com a infraestrutura pronta do complexo esportivo (que está sendo construído na Faculdade de Educação Física), teremos muitas surpresas para o esporte universitário na cidade”, disse o Reitor Henrique Duque, acompanhado de atletas da instituição ao receber o troféu da UFJF campeã.

2

Destaques gerais dos Jogos, Luana Fraga e Felipe Rodrigues (ao centro)

A Universidade foi oito vezes a instituição que obteve mais medalhas por modalidade na competição e dez vezes a segunda colocada, obtendo 202 pontos, recorde do evento, que teve sua primeira edição no ano passado, quando a UFJF foi vice-campeã. Neste ano, o segundo lugar ficou com o Instituto Vianna Júnior (180 pontos), que foi campeão, na edição anterior, e a terceira posição coube à equipe da Faculdade Suprema (58). De acordo com um dos diretores técnicos dos Jogos, Gilmar Quaresma, o somatório de pontos valoriza o desempenho da instituição por categoria disputada. “Aquela que teve os melhores resultados, agrupando ouro, prata e bronze, nas provas do atletismo feminino, por exemplo, é que foi melhor, e não apenas quem ganhou mais medalhas de ouro, mas não subiu ao pódio nas outras provas dessa categoria.”

Foi do atletismo que vieram mais de 40% (10 de 23) das medalhas de ouro conquistadas pela UFJF (ver quadro de medalhas). A atleta Camila Riani, da Universidade, foi eleita destaque da modalidade e responsável por três medalhas douradas. “Treino desde 2002 e estava parada há mais de um ano. Recentemente, voltei a correr para os Jogos”, afirma a estudante, que ganhou no salto a distância, 100 metros rasos e revezamento 4×100 metros. O amigo Felipe Rodrigues, da Medicina, além de ser eleito destaque também no Atletismo, emplacou o título geral masculino. “Gostei muito dos Jogos, foram bem organizados e estruturados.”

No destaque feminino de toda a competição, o posto foi alcançado pela atleta Luana Fraga, que faturou ainda duas outras consagrações: no Futsal e no Tênis de Mesa, esporte em que estreou. “Vou continuar praticando para disputar os próximos jogos”, garante. Os dois destaques ganharam carteirinha vip de uma casa noturna. A segunda torcida mais animada levou para faculdade um videogame sem fio, e a terceira uma câmera fotográfica digital.

3

Equipe reúne-se com Reitor ao redor de troféus, medalhas e premiação de torcida mais animada

Expansão

O coordenador-geral dos Jogos, Basileu Rodrigo Gouvêa Tavares, antecipa que a edição do próximo ano será caracterizada pela expansão. “Pretendemos trazer mais instituições da cidade e acrescentar modalidades, aproveitando o complexo esportivo da UFJF”. Para a edição que terminou, diz que ficaram marcados o aumento de 200% na quantidade de participação de atletas em categorias individuais e a média de 120 torcedores por partida. “Os jogos estão mais disputados, e as equipes mais aguerridas”, afirma o coordenador, que destacou em discurso o mais recente apoio da Confederação Brasileira de Desporto Universitário ao evento.

As mudanças percebidas são consideradas como conquistas do retorno e afirmação dos Jogos, que movimentou a cidade nas décadas de 60 e 70, sendo interrompido, como constata o membro da Panathlon, organização esportiva que integrou a comissão de honra dos Jogos, Rolf Curt Benda. A admiração é expressa pela presidente do Instituto Vianna Jr., Jaqueline Vianna:“Eu e o Reitor Henrique Duque somos de uma época em que as Olimpíadas eram uma verdadeira festa, que promovia uma grande integração entre estudantes. Os Jogos são um momento único para o esporte da cidade e para o ano que o país está vivendo.”

“Esta é uma vitória em saber que a Universidade está no caminho certo com o retorno dos Jogos Universitários. E vitória também pela UFJF ser campeã. Estamos ficando mais apaixonados pelo esporte”, vibra o Reitor Henrique Duque.

QUADRO DE MEDALHAS

4

Modalidades e pontuação

As instituições disputaram em 11 modalidades: futebol de salão [masculino (m) e feminino (f)], atletismo (m/f), futebol de campo (m), basquete (m), handebol (m/f), natação (m/f), vôlei (m/f), vôlei de areia (m/f), tênis de mesa (m/f), tênis de campo (m/f) e xadrez (m/f).

A pontuação que contou para definir a campeã dos Jogos é calculada da seguinte forma: a instituição que mais ganhou em uma modalidade, no masculino ou no feminino, recebe 13 pontos para cada gênero, decrescendo até o 4º lugar: 8, 5 e 3 pontos.

5

1º lugar: UFJF (202 pontos) | 2º: Vianna Jr. (180) | 3º: Suprema (58) | 4º: Universo (47) | 5º: Granbery (46) | 6º: Unipac (20) | 7º: Estácio de Sá (17) | 8º: Doctum (8)

 

 

 

(FTO em 12/10/09)