Fabiane Frota da Rocha Morgado, aluna do curso de mestrado da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID/UFJF), defendeu, na última sexta-feira, 4 de setembro, na Sala de multimeios da FAEFID, a dissertação intitulada “Validação e confiabilidade de uma Escala de Silhuetas Tridimensionais para o cego congênito”.
O objetivo da pesquisa realizada por Fabiane é adaptar e criar Escalas de Silhuetas de figuras de formas humanas em miniaturas para avaliar a insatisfação corporal do cego congênito e verificar as qualidades psicométricas da escala que foi criada.
A dissertação foi apresentada sob a forma de quatro artigos: o primeiro, “Adaptação de Escalas de Silhuetas Bidimensionais (ESB) e Tridimensionais (EST) para o deficiente visual”, descreve o processo de confecção das duas Escalas de Silhuetas; o segundo artigo, “Análise exploratória das Escalas de Silhuetas Bidimensionais e Tridimensionais adaptadas para o deficiente visual“, verifica a representatividade da ESB e da EST para o cego; o terceiro, intitulado “Escala de Silhuetas Bidimensionais: é uma investigação acerca da sua aplicabilidade ao cego congênito”, analisa a aplicabilidade da ESB; e o quarto artigo, “Evidências iniciais da validade e confiabilidade de uma Escala de Silhuetas Tridimensionais para o cego congênito”, verifica as qualidades psicométricas da EST.
Segundo Fabiane, no Brasil, o número de estudos sobre imagem corporal tem crescido consideravelmente nas últimas décadas, no entanto poucos têm se direcionado para o público com deficiência. “Espero que minha pesquisa possa contribuir para uma discussão acerca da avaliação da Imagem Corporal de deficientes visuais, bem como fomentá-la”, salienta Fabiane.
Para a professora doutora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maria da Consolação Gomes, o trabalho realizado por Fabiane é uma amostra do excelente trabalho realizado na UFJF, “Seu trabalho é algo inovador em relação a estudos sobre imagem corporal. Terá, certamente, impacto em estudos realizados no Brasil e no exterior”.
A invenção empreendida por Fabiane em conjunto com as professoras doutoras Maria Elisa Caputo Ferreira, sua orientadora no mestrado, e Maria da Consolação Gomes da Cunha Fernades Tavares, passa agora por processo de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Outras Informações: 2102-3291 FAEFID
Fabi.frm@hotmail.com Fabiana Frota da Rocha
(FTO em 06/09/09)